http://www.blogdojuniorribeiro.com/

Cidade recebe pela oitava vez o programa humanitário da ONG, cuja seleção de pacientes acontece no dia 11 de agosto.


 A cidade de Santarém, no Pará, recebe, entre 11 a 16 de agosto, a edição 2014 do Programa Humanitário da Operação Sorriso (OS), organização que realiza cirurgias gratuitas em pacientes portadores de lábio leporino e/ou fenda palatina. O retorno à cidade pela oitava vez consecutiva não é por acaso: uma pesquisa feita em parceria com o Centro de Estudos de Genomas da USP e a Operação Sorriso — realizada nas cidades que já receberam os programas humanitários da ONG — mostrou que o fator genético na região tem sido o responsável pelos muitos casos de pacientes com fissuras labiopalatinas. Por este motivo, a intenção este ano é aumentar o número de pacientes que serão estudados a fim de traçar estratégias preventivas para a redução de incidências. 

Estão previstas 60 cirurgias corretivas gratuitas em crianças e adultos com o problema. A seleção dos pacientes acontece no dia 11 de agosto, a partir das 8h, na Casa da Criança (Av. Barão do Rio Branco, 860, Bairro Santa Clara). Já as cirurgias serão realizas entre os dias 13 e 16 de agosto, no Hospital e Maternidade Sagrada Família (Av. Presidente Vargas, 1.606, Bairro Santa Clara). Para participar da seleção, basta comparecer ao local nos dias indicados levando documentos de identificação do paciente e também do responsável e também exames de sangue recentes (realizados há seis meses ou menos), caso os tenha. Pacientes e mais um familiar que residam fora do município poderão solicitar por hospedagem gratuita no dia da avaliação. A organização também oferece transporte do alojamento até o hospital e alimentação sem custo.

É importante destacar que o paciente que não for contemplado durante o programa deste ano, será devidamente avaliado e cadastrado tanto para tratamento em futuros programas da Operação Sorriso, quanto para atendimento na Casa da Criança. “Essa parceria entre a OS e as instituições locais é fundamental. A preocupação da Operação Sorriso em todo o mundo é realizar um programa humanitário de qualidade. Recebemos pessoas que precisam de ajuda e queremos que se sintam acolhidas”, diz Luciana Garcia, coordenadora dos programas humanitários da Operação Sorriso, contando que, este ano, a missão de Santarém conta com um reforço especial: a top model Ana Cláudia Michels, que também é estudante de Medicina, abraçou a iniciativa da ONG como madrinha das ações e estará na cidade durante o programa humanitário.

Desde 2007, já foram realizadas em Santarém mais de 11 mil consultas em pacientes. Mais de 500 pessoas foram operadas e mais de 700 procedimentos cirúrgicos foram feitos durante os programas humanitários no Pará. A Operação Sorriso conta com o apoio da Marinha do Brasil, da Secretaria Estadual de Saúde de Pará, da Secretaria Municipal de Saúde de Santarém, do Ministério Público do Pará, da Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (ABCCMF), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), do Projeto Genoma Humano, da Casa da Criança e do Hospital e Maternidade Sagrada Família. Além disso, entre os patrocinadores estão as empresas Azul Linhas Aéreas, Ethicon, Themasek, Schivartche Advogados, Colgate, White Martins, Approach Comunicação Integrada, Icatu Seguros, CitiEsperança, Bionexo, Comerc, Pepsi, Fnazca, Aumud, Make then Smile, Way Models e PRNewswire. Veja a lista completa no site www.operacaosorriso.org.br. A partir deste programa humanitário, a Operação Sorriso, em parceria com a Cargill, distribuirá cartilhas sobre Nutrição Humana, visando diminuir a incidência de desnutrição, fator de influência nos pacientes que passam pela seleção e que não têm condições de realizar a cirurgia.

 Outras informações podem ser obtidas através pelo telefone (93) 9184-0241. 

 Atendimento pós-operatório gratuito

Também no dia 11 de agosto, os voluntários da Operação Sorriso realizarão a avaliação pós-operatória dos 69 pacientes que já fizeram a cirurgia para correção de lábio leporino e/ou fenda palatina na missão humanitária ocorrida em dezembro de 2013. “É nesse momento que avaliaremos o resultado da cirurgia anterior e se há necessidade de uma nova cirurgia, os tratamentos necessários e até mesmo a alta cirúrgica”, comenta Luciana Garcia.

Este ano, o atendimento pós-operatório terá uma novidade: a implementação do serviço de Odontologia e Ortodontia para os pacientes operados nos Programas Humanitários da Operação Sorriso. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a organização disponibilizará todo o material ortodôntico necessário para a realização do tratamento. Já o órgão municipal oferecerá o profissional e o local aos que necessitam este tipo de atendimento. O tratamento de Fonoaudiologia local já está disponível para os pacientes operados em Santarém e também em cidades vizinhas, facilitando o acesso em locais mais próximos de suas residências.  “A partir da lista de pacientes, operados pela Operação Sorriso e que fazem tratamento fonoaudiológico em Santarém, os pacientes serão selecionados e encaminhados ao ortodontista”, complementa a coordenadora.

Isto só é possível graças às parcerias de longo prazo estabelecidas localmente com centros de atendimento e profissionais locais treinados pela Operação Sorriso com técnicas específicas para o tratamento aos fissurados. Para ajudar. Quem quiser ajudar pode fazer doações em dinheiro (que facilitam compras em grande quantidade): http://www.operacaosorriso.org.br/participe/financie-sorrisos

Sobre a Operação Sorriso: A cada três minutos nasce uma criança com deformidade facial no mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde existe uma criança com fissura para cada 650 nascidas e, todos os anos, mais de 5.800 novos casos endossam as estatísticas. A estimativa é que existam cerca de 280 mil pessoas com fissura lábio/palatal em todo o Brasil. Entretanto, não se sabe necessariamente quantas já receberam o tratamento. Presente no país desde 1997, a Operação Sorriso — maior organização médica voluntária do mundo que reúne profissionais de 80 países para ajudar exclusivamente a pessoas portadoras de deformidades faciais — já transformou a vida de mais de 200 mil pessoas. No Brasil, as ações tiveram início em 1997 e já foram realizados mais de 83 mil exames e avaliações especializadas. Ao todo, nove mil pessoas foram atendidas em onze estados brasileiros.

“Esses atendimentos refletem milhares de histórias de superação, dedicação e amor ao próximo”, diz Ana Stabel, atual Diretora Executiva da Operação Sorriso, lembrando que, só em 2013, a organização realizou três programas humanitários onde efetuou quatro mil avaliações médicas e ultrapassou o número de 200 cirurgias. Tudo gratuitamente, devolvendo a dignidade, funcionalidade e autoestima para milhares de pacientes. Além das cirurgias, a Operação Sorriso treina profissionais locais e leva médicos residentes e novos voluntários que também são treinados no atendimento aos fissurados, ficando aptos a prestar assistência a pacientes em diversas especialidades, como Cirurgia, Fonoaudiologia, Anestesia, Psicologia e Ortodontia.

SERVIÇO:

Missão humanitária da Operação Sorriso em Santarém (PA)

Dia de seleção dos pacientes: 11 de agosto de 2014

Local: Casa da Criança (Av. Barão do Rio Branco, 860, Bairro Santa Clara)

Horário: a partir das 8h

Informações: (93) 9184-0241

Datas das cirurgias: 13 a 16 de agosto de 2014

Local: Hospital e Maternidade Sagrada Família (Av. Presidente Vargas, 1.606, Bairro Santa Clara)

Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

estilo_uniformes

ESTILO UNIFORMES Fornecedor de fardas Uniformes Profissionais e Esportivos, Camisas promocionais, Abadás, Bordados e Pinturas em Camisas