http://www.blogdojuniorribeiro.com/

Na manhã desta quinta feira, 16 de Agosto, policiais civis da superintendência do tapajós e da 19ª Seccional realizaram a operação “tornado”.
A operação teve como finalidade dar cumprimento há 08 mandatos de busca e apreensão, contra suspeitos de trafico de droga em Itaituba, e também em buscas de armas, mas não foi encontrado droga e nem arma nos locais visitados, porem em uma residência os policiais encontraram 18 fracos com mercúrio, produto usado na região garimpeira na captação de ouro, mas que é proibido por causar grandes danos a natureza, o produto químico estava na residência de Clodoaldo Farias Carvalho, que foi preso e levado para a delegacia para os devidos procedimentos, ele vai responder pelo crime com base no Art. 56 da Lei de Crimes Ambientais - Lei 9605/98

O mercúrio é um metal obtido através da ustulação de sulfetos e outros minerais. Ele é utilizado em garimpos, em antigas fábricas de cloro e soda (como catalisador em alguns processos químicos) e em pilhas de óxido de mercúrio.

Em garimpos, o mercúrio é usado para dissolver partículas de ouro que se encontram junto a pedras e areia, formando um amálgama (liga líquida de um metal com mercúrio). A evaporação do mercúrio, por aquecimento, deixa o ouro como resíduo e gera grandes quantidades de vapor de mercúrio - estima-se que 650 a 1.000 toneladas por ano, ou um terço do total de emissões do metal. A contribuição brasileira é estimada em 10 a 30 toneladas por ano.

Perigos à saúde Tremores musculares, coceira persistente, sensação de queimação na pele, mudanças de personalidade. Estes são alguns dos sintomas do envenenamento crônico, ou seja, absorção frequente de pequenas quantidades. 

Fonte: Junior Ribeiro. 


Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

estilo_uniformes

ESTILO UNIFORMES Fornecedor de fardas Uniformes Profissionais e Esportivos, Camisas promocionais, Abadás, Bordados e Pinturas em Camisas