Por volta das 18hs desta quinta-feira 28|03|19 foi encerrada a manifestação dos indígenas da etnia munduruku, também liberado o bloqueio que era feito no porto da balsa e de um porto particular na estrada do BIS.

A manifestação começou por volta das 09hs da manhã desta quinta-feira na Barraca de Eventos Culturais de Itaituba, onde os indígenas se concentraram, em seguida caminharam pela Avenida Getúlio Vargas, pararam em frente a câmara municipal, e em seguida se concentraram no porto da balsa, onde foi interditado o local, nenhum veículo embarcava ou desembarcava da balsa que faz a travessia do Rio Tapajós, entre Itaituba e Miritituba.

Filas de veículos se formaram dos lados, tanto em Miritituba quanto em Itaituba. No meio da tarde a balsa passou a desembarcar os veículos que que estavam atravessando para Itaituba em porto particular na estrada do BIS, os índios descobriram o plano e também foram para o local para tentar evitar a travessia dos veículos, filas também se formaram na estrada do Bis. 

Houve momentos tensos no local, pois o porto é particular e o proprietário cedeu para a balsa fazer o transporte dos veículos, em um dos momentos por pouco não acontece um acidente no local, foi quando um motorista avançou quando o portão estava sendo fechado, derrubou o portão e quase bate em mulher que estava no local.


A manifestação nacional é contra a medida provisória do governo federal que modifica a política indigenista brasileira e municipaliza os serviços de saúde de indígenas. Atualmente, o atendimento médico dos povos indígenas é responsabilidade do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, componente do Sistema Único de Saúde (SUS) e mantido com recursos da União.

No final da tarde a manifestação dos indígenas foi encerrada, pois hoje durante o dia estava acontecendo uma reunião em Brasília com o Ministro da Saúde, que teria garantido que (SESAI) vai permanecer. A manifestação foi nacional contra a municipalização da saúde indígena.

Fonte: Junior Ribeiro TV Record Digital - Itaituba - PA

Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

CASA DOS PADRÕES E ENERGIA SOLAR:

Está pagando talão de energia com valores exorbitantes? Quer pagar só a taxa mínima?Entre em contato com nossa equipe que está esperando para lhe atender.- Loja: (93) 99241-1288 – - Setor Técnico: (93) 99193-1288. - E-mail: casadospadroes.stm@gmail.com - Site: https://www.casadospadroes.com.br/energia-solar - https://www.instagram.com/casadospadroes.energiasolar/