Nas imagens, mesas e cadeiras voam e pessoas saem correndo.  Imagens capturadas por banhistas registram o início da tromba d'água na praia de Ajuruteua, em Bragança, na região do Salgado, no exato momento em que a formação do redemoinho incide sobre a areia, nesta tarde de quinta-feira (2). No vídeo, adultos e crianças correm sem saber ao certo o que acontece. 

De acordo com a Defesa Civil, de Bragança, ninguém ficou ferido.   Na medida que o fenômeno natural avança para a área onde ficam as barracas, ele ganha ainda mais força, e então guarda-sóis e cadeiras giram no ar. A cobertura de uma barraca é arrancada. A fiação da rede pública de energia elétrica e até postes balançam com a força do vento.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, de Bragança, Iranilson Oliveira, o que se viu nesta tarde em Ajuruteua trata-se de uma tromba d'água em formação. Uma espécie de tornado que se forma sobre superfícies líquidas. "Esse fenômeno é comum em nossa região do Salgado. Em 2018, moradores nos relataram outros semelhantes em que não houve feridos, também. Vamos reforçar o alerta nas praias nessa época de férias escolares. Ainda há muita gente por aqui, acho que esticando o feriado de fim de ano até o próximo domingo (5), não há como prevenir mas há como orientar as pessoas'', observou Iranilson Oliveira, destacando que sempre que houver prenúncio de forte chuva combinada com ventos fortes em áreas abertas como as praias ou campos alagados, o ideal a se fazer é buscar locais seguros e se manter em proteção até que a chuva termine.


Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem