http://www.blogdojuniorribeiro.com/

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaituba, através do setor de ENDEMIAS, está realizando mais um trabalho de combate as doenças endêmicas na região garimpeira do município.  

Três servidores da secretaria de saúde, do setor de endemias e um apoiador do Ministério da Saúde, estão fazendo um trabalho de controle da malária no RIO CREPURI, devido ao auto índice da doença naquela região. 
(Equipe de trabalho)
Os profissionais estiveram na região durante uma semana realizando atividades, como: diagnóstico, tratamento, instalação de mosquiteiro e borrifarão no local. Foram realizados em média mais de 110 exames de malária e as pessoas positivas todas estão sendo tratadas. Os agentes tiveram o apoio da COMIDEC.
Endemia. É qualquer doença localizada em um espaço limitado denominado “faixa endêmica”. Significa que endemia é uma doença que se manifesta apenas numa determinada região, de causa local, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades.
- A malária é causada por protozoários do gênero Plasmodium, ou seja, existe mais de um microrganismo causador da doença: P. falciparum, P. malariae, P. vivax e P.

- A prevenção consiste em evitar picadas do mosquito, fazendo o uso de repelentes, calças e camisas de manga longa, principalmente no período de fim da tarde e início da noite. Evitar o acúmulo de água parada a fim de impedir a ovoposição e nascimento de novos mosquitos é outra forma de evitar a malária.

- Os sintomas da malária não aparecem de imediato. Eles surgem depois de transcorrido o período de incubação, que é o tempo compreendido entre a penetração do parasita no organismo e o aparecimento dos primeiros sintomas – o que pode levar de 7 a 14 dias, em média, podendo chegar até 60 dias.

Fonte: Junior Ribeiro# 


Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

estilo_uniformes

ESTILO UNIFORMES Fornecedor de fardas Uniformes Profissionais e Esportivos, Camisas promocionais, Abadás, Bordados e Pinturas em Camisas