No Dia do Índio – comemorado nesta segunda-feira (19) – um grupo de indígenas realizou uma manifestação na Praça dos Três Poderes, em Brasília, pela proteção das terras tradicionais. O grupo se concentrou em frente ao Palácio do Planalto, sede do governo federal, pela manhã. Entre as reivindicações, está a rejeição de um projeto de lei, de autoria do Executivo, que regulamenta a exploração de recursos minerais, hídricos e orgânicos em territórios indígenas. Atualmente, a proposta aguarda o início do debate e votação nas comissões da Câmara dos Deputados.
O grupo também fez apelo ao Supremo Tribunal Federa (STF) para negar um recurso que pede que os indígenas tenham direito apenas às terras ocupadas até o dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal. Em manifesto assinado por caciques e lideranças de 11 etnias, o grupo defende a "imediata retirada de todos os invasores que exploram ilegal e criminosamente as terras".

"Denunciamos que casos de exploração de terras indígenas por não indígenas, a exemplo de arrendamentos, retirada de madeira e minérios, dentro outros, são usados por fazendeiros, madeireiros, garimpeiros e alguns políticos como mecanismo estratégico de divisão e promoção de conflitos internos nas terras indígenas", diz trecho do documento. Assinam o manifesto indígenas dos povos Xerente, Krahô, Krahô Takaywra, Xokleng, Kaingang, Terena, Guarani e Kaiowá, Kinikinau, Munduruku, Tupinambá e Arapium. De acordo com a organização do movimento, todos os manifestantes foram vacinados contra a Covid-19. Durante o ato, os integrantes do grupo usaram máscaras.

Fonte: https://g1.globo.com/



Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

CASA DOS PADRÕES E ENERGIA SOLAR:

Está pagando talão de energia com valores exorbitantes? Quer pagar só a taxa mínima?Entre em contato com nossa equipe que está esperando para lhe atender.- Loja: (93) 99241-1288 – - Setor Técnico: (93) 99193-1288. - E-mail: casadospadroes.stm@gmail.com - Site: https://www.casadospadroes.com.br/energia-solar - https://www.instagram.com/casadospadroes.energiasolar/