O Advogado Dr. Evandro Leitão diretor de Centro de Recuperação de Itaituba- (CRI) fala sobre a situação do Centro, como: Falta de Viaturas, Superlotação e Demissão de Agentes Prisionais...
CENTRO DE RECUPERAÇÃO DE ITAITUBA- CRI
VIATURA: “Corretamente a informação procede no que desrespeita a viatura se encontrar com problemas mecânicos, dês de Fevereiro deste ano, por ocasião de uma viagem a trabalho ao município de Novo Progresso, onde apresentou um problema no motor e até o momento não foi resolvido em virtude de a viatura ser importada, e as peças não são encontradas com facilidade no Estado e ate a fora do Estado. Dês de que eu assumi a direção do centro de recuperação de Itaituba, uma das minhas metas foi sanar vários problemas existentes no Centro de Itaituba, pôs a falta de uma viatura adequada para condução de presos a audiência do Judiciário para tratamento medica e outras conduções se fazem necessárias, para o bom andamento dos trabalhos. A SUSIPE já disponibilizou uma viatura que veio de Santarém para centro de recuperação de Itaituba e logo que a outra seja concertada teremos duas a nossa disposição”.
AGENTES DEMITIDOS: O quadro hoje de funcionários que trabalhão diretamente no centro de recuperação é de 36 funcionários, no entanto semana passada foram demitidos 6 funcionários, mais em razão das forças unificadas para contornarem o problema foi conseguido o retorno dos seis funcionários. Ainda segundo o Dr. Evandro o quadro de policiais que são disponibilizados para dar segurança na ária do Centro de Detenção de Itaituba encontrasse normal sem nenhuma alteração no numero de policiais, no entanto estamos conversando com o comandante do 15º BPM, a respeito da possibilidade de aumento do efetivo policial para a cadeia e ele ficou de dar uma resposta após estudar o caso.
SUPERLOTAÇÃO CARCERÁRIA: A capacidade de lotação do presidio já foi superada, o numero Máximo de presos que o presido teria capacidade de abrigar seria de 156 detentos. Mais hoje estão presos na cadeia de Itaituba 292. Dos quais 113 são presos provisórios, então só de provisórios nós já temos quase com a capacidade de lotação do presídio que é de 156 presos. E nós temos que conviver com essa realidade que sabemos que está a cima da normalidade. Mais vale ressaltar que já tivemos mais de 300 internos presos no presídio, mais em razão da ação diligente do nosso Juiz da execução o Juiz também da Vara Criminal que tem sido bastante criterioso no sentido de fazer valer o direito pra quem tem, ou seja, ele não da direito pra quem não tem mais também não tira o direito de quem tem.
REBELIÃO E TENTATIVA DE FUGA, COMO EVITAR? O que mais o descontentamento de um interno é ele constatar a paralisação de sua situação processual, então pelo fato de eu ser um advogado e conhecer a Lei e já ter trabalhado na ária criminal, tenho procurado de todas as formas viabilizar a situação processual dos presos, providenciando o encaminhamento deles para as audiências e outros fatores que são primordiais para o andamento do processo de cada um deles.
INDULTO: Nos festejos de Santana foram liberados 34 presos para passarem a data festiva com familiares, dos quais três não mais retornaram ao presídio, mais nenhum dos três eram presos de Itaituba eram de outra Comarca. No dia dos pais foram liberados 38 detentos e no final do indulto todos retornaram.
A Entrevista foi concedida ao Jornalista Neymias Cordeiro do Blog Politica com Pimenta Malagueta de Itaituba!
Postar um comentário
Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!