Na manhã desta quarta feira, 12, professores da rede municipal de ensino de Itaituba, oeste do estado, filiados ao SINTEPP (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Pará), realizaram uma manifestação pelas principais ruas do centro da cidade contra a proposta de reajuste salarial oferecida pelo “governo de todos”.
Logo pela manhã os professores se concentraram na sede do SINTEPP, onde participaram de uma pequena reunião e depois saíram em caminhada pelas ruas do centro da cidade, os professores carregavam faixas e cartazes pedindo mais respeito com a classe, e alguns usaram nariz de palhaço.
A manifestação chamou a atenção de gente na cidade, a primeira parada dos professores foi em frente à Câmara Municipal, por alguns minutos, usando o carro de som alguns professores usaram o microfone para falar sobre o objetivo da manifestação e de sua indignação contra o governo. Em seguida os professores estraram no “quintal da prefeitura” (câmara municipal), eles foram atrás de apoio dos vereadores que eram para ser o real representante do povo, mas 90% dos vereadores são da base da prefeita, os professores ficaram alguns minutos, saíram e continuaram com a manifestação. A segunda parada foi em frente a Prefeitura Municipal, mas a prefeita não estava no Palácio e sim viajando.
Os professores estavam revoltados com os vereadores, dois deles em especial, o professor e ex-coordenador do SINTEPP e hoje vereador Isaac Dias e a professora Célia Martins, hoje vereadora. Segundo os manifestantes, os dois vereadores sendo educadores não estariam trabalhando em prol da classe, “eles hoje fazem parte do governo”, disse uma professora. Em seu pronunciamento o vereador Isaac Dias, pediu que uma comissão de professores fosse formada para se reunir com os vereadores, já a vereadora Célia nada falou.
Em entrevista a nossa reportagem alguns professores criticaram bastante a professora Ana Paula, hoje secretaria de Educação, antes a professora era uma das que estava na frente das manifestações, e hoje como secretaria da às costas para os colegas professores, não respeitando a luta da classe. Os professores não pouparam criticas também a professora Eliene Nunes, hoje Prefeita de Itaituba, com o slogan “eu sei como fazer e vou fazer” e intitulando o seu governo de ser de todos.
A proposta inicial do SINTEPP era de 16% de reajuste salarial, na primeira rodada de negociação o município fez uma contra proposta de 3%, proposta considerada indecente e vergonhosa para a classe que automaticamente não aceitou. Na segundo rodada de negociação a proposta aumentou de 3% para 6% que também não foi aceita pelos professores, que em uma forma de tentar resolver o problema, fizeram uma proposta de 13% ao município, que teria feito uma contra proposta de 8%, que também não foi aceita pela classe.
Diante dessa situação os professores entraram em estado de greve e realizaram essa manifestação na manhã desta quarta feira, segundos os professores a recursos suficientes para que município possa dar o aumento de 13%, já o município através da prefeita e secretaria de educação, dizem que, não há como dar o aumento. Na tarde desta quarta feira os professores participaram de uma reunião na câmara municipal para se discutir sobre o assunto.
Fonte: Junior Ribeiro
Postar um comentário
Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!