http://www.blogdojuniorribeiro.com/

Cumprindo parte de um calendário de reuniões que começou em 9 de julho em Rurópolis, aconteceu nesta sexta (18/07), simultaneamente em Itaituba e Jacareacanga a Plenária Municipal do Plano territorial e PPA Participativo do Consórcio Tapajós, que foi coordenado pelo Sociólogo Pedro Lúcio.

O evento teve início as 9 da manhã às 4 da tarde e contou com a presença de 91 participantes entre eles os vereadores Edileuza Viana, Jerson Mourão, Walter Tertulino e ElinaldoCrixi, representante do Sindicato do Produtor Rural de Jacareacanga, Antonio Mendes, da Colônia de Pescadores Naldo Martins, da Associação de Moradores do Bairro São Francisco das Chagas, populares, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Tenente da Polícia Militar Cavalcante e do prefeito Raulien Queiroz, presidente do Consórcio.
Na solenidade de abertura do evento o prefeito Raulien Queiroz lamentou a ausência de muitas entidades. “Esta Plenária é a oportunidade de nos manifestarmos e cobrarmos dos entes federais e estaduais a execução de políticas públicas em nosso município. Não vamos ficar reféns das migalhas que o governo federal e estadual manda para nós. A região do Tapajós será num futuro bem próximo o maior celeiro produtivo de energia elétrica. Lamento muito a ausência de várias entidades representativas, igrejas e da população em geral”, disse o prefeito acrescentando que mais de 50% da energia consumida pelo Brasil será produzido pelo complexo hidrelétrico Tapajós e Teles Pires.
O coordenado da Plenária Pedro Lúcio, apresentou a dinâmica dos trabalhos do dia, que foi distribuída em 4 eixos temáticos: Infraestrutura para o Desenvolvimento; Inclusão Social e Cidadania; Fomento à Atividades Produtivas; e Ordenamento Territorial e Gestão Ambiental. Segundo Pedro Lúcio, a plenária aconteceu dia 9 de julho em Rurópolis, dia 11 em Aveiro e será encerrada nesse dia 19 em Trairão. “Vamos construir propostas com a participação popular refletindo as demandas de cada município. Duas propostas de cada tema serão eleitas que serão deliberadas em reunião pelos prefeitos componentes do Consórcio e posteriormente apresentadas ao Governo Federal através do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão”, disse.
Entre as propostas elencadas foram destacadas a criação de uma Superintendência do Incra em Itaituba, regularização fundiária, garantir que o licenciamento da atividade garimpeira nas unidades de conservação possa ser no âmbito municipal ou estadual entre outras. Constituído em 31 de agosto de 2013, o Consórcio da área de Influência das Hidrelétricas do Tapajós, BR-230 e BR-163, denominado de Consórcio Tapajós, foi formado pelos municípios de Jacareacanga, Itaituba, Aveiro, Novo Progresso, Trairão e Rurópolis. O Consórcionasceu com a finalidade planejar, coordenar e executar ações para o desenvolvimento local e regional em sua área de atuação e vem se solidificando a cada dia.

Fotos e texto: Nonato Silva- ASCOM- PMJ

Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

estilo_uniformes

ESTILO UNIFORMES Fornecedor de fardas Uniformes Profissionais e Esportivos, Camisas promocionais, Abadás, Bordados e Pinturas em Camisas