http://www.blogdojuniorribeiro.com/

Agricultora Maria do Doce lamenta ausência da Prefeita no apoio à agricultura familiar
Para enfatizar 2014 como ano internacional da agricultura, o Grupo de Apoio à Agricultura Familiar-GAAF, por iniciativa do SIPRI, promoveu nos dias 05 e 06 deste mês, no Parque de Exposição Hélio da Mota Gueiros, em Itaituba – Pará, sua Primeira Feira da Agricultura Familiar.


Com barracas espalhadas no interior do Parque, mesmo distante do centro da cidade, foi expressiva a presença dos visitantes que aproveitaram para adquirir diversos produtos. A Feira que mesmo sendo a primeira, foi um sucesso, funcionou como atrativo para exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar, com exposição de máquinas e implementos, palestras técnicas, dia de campo, venda de comidas típicas, café da manhã regional, atrações culturais e gincana agrícola etc.

A Feira da Agricultura Familiar foi coordenada pela Sagri, STRR, Sintraf Alto Tapajós, Fetraf Pará, Senar, Emater,Ipam, Fetagri, Sebrae, e Adepará. Essa união entre as entidades para Tônia Gurgel, presidente do SIPRI, é uma demonstração de que a agricultura familiar ocupará seu espaço devido, em face de sua importância para Itaituba e região.

Na Feira estiveram expositores de Itaituba, Jacareacanga, Ruropólis e Trairão. Além dos produtos tradicionais da agricultura, também a produção artesanal da região se fez presente com Associação dos Artesãos de Itaituba; Secretaria Indígena de Jacareacanga, com Bio Jóias produzidas pelos índios Mundurucus. Outra atração da Feira foi a “Tapiocaria da Pingo de Ouro” que serviu produtos regionais com variedades no café da manhã.
Turistas que chegam à Itaituba se deparam com os inúmeros buracos nas ruas da cidade
Turistas que chegam à Itaituba se deparam com os inúmeros buracos nas ruas da cidade

INSATISFAÇÃO CONTRA PREFEITA ELIENE NUNES: Mas, percorrendo várias barracas, nossa reportagem percebeu a insatisfação de muitos agricultores em relação à Prefeitura de Itaituba, por considerar que a prefeita Eliene Nunes não deu o apoio devido à Feira. A presidente da Associação das Mulheres Produtoras da Vicinal do Cacau, Maria do Doce, elogiou a iniciativa da Feira, mas acha que a Prefeitura de Itaituba deveria ter tido uma grande participação.

Maria disse que não vai mais nem encaminhar documentos, nem tampouco reivindicar apoio junto à prefeita Eliene Nunes, por considerar que ela não valoriza a agricultura, já que até hoje a Feira da Mulher Produtora, que ocorre mensalmente, enfrenta dificuldades com transporte e logística de local, mesmo já tendo sido feitos apelos desde o ano passado. Maria disse que fica mais chateada porque não era  esse o discurso da Prefeita quando em campanha em relação à agricultura, fazendo tudo ao contrário do que havia se comprometido para o setor.

Fonte: RG 15/O Impacto e Nazareno Santos

Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

estilo_uniformes

ESTILO UNIFORMES Fornecedor de fardas Uniformes Profissionais e Esportivos, Camisas promocionais, Abadás, Bordados e Pinturas em Camisas