http://www.blogdojuniorribeiro.com/

A sétima captação de múltiplos órgãos e primeira de 2014 foi realizada na quarta-feira (2) pelo HRBA. A doação foi do sargento da Polícia Militar, Antônio Ilson Rosa Cajado, de 43 anos, que morreu em um acidente de trânsito no município de Itaituba.


De acordo com a família, ele sempre manifestou o desejo em ajudar a salvar vidas. “A família se reuniu e decidiu cumprir esse desejo dele. È um procedimento doloroso, mas ainda assim decidimos ajudar o próximo”, disse a prima do sargento, Enna Rosa. Do doador foram captados os dois rins, quatro válvulas cardíacas, o fígado e o pâncreas. Oito vidas podem ser salvas coma doação do sargento. As sete captações feitas pelo HRBA até o momento ajudaram a salvar uma média de 50 pessoas.

Com a habilitação para fazer transplantes de rins, concedida no início do mês de junho pelo Ministério da Saúde, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), de Santarém, oeste do Pará, agora poderá fazer o cadastro dos pacientes renais crônicos no Sistema Nacional de Transplantes. Atualmente, na cidade, 144 pacientes renais aguardam doações.

De acordo com o diretor geral do HRBA, Hebert Moreschi, a previsão é que a partir do dia 15 de julho o pré-ambulatório e o pré-transplante já estejam funcionando na unidade. “A habilitação viabilizou que os nossos pacientes [renais crônicos] sejam cadastrados aqui mesmo, no Hospital Regional de Santarém, a participar da lista nacional para receber um transplante de órgão. Isso vai dar condições a esses pacientes, que antes precisavam ir a Belém fazer todo este trabalho [cadastro]”, explicou.

Desde que as captações começaram em 2012, o HRBA já realizou sete captações de múltiplos órgãos. O cadastramento do HRBA para realização de transplantes foi realizado em 2013 junto ao Ministério da Saúde, por meio do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) e Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO). “Eles vieram, fizeram avaliação da estrutura do hospital, das equipes e deram a habilitação. O segundo passo agora é o provisionamento de recurso junto ao governo federal porque é um procedimento de alto custo”, ressalta Moreschi. A expectativa é que até o fim do ano o Hospital Regional já esteja realizando transplantes de rins.

Fonte: G1 Santarém e tapajós em foco 

Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

estilo_uniformes

ESTILO UNIFORMES Fornecedor de fardas Uniformes Profissionais e Esportivos, Camisas promocionais, Abadás, Bordados e Pinturas em Camisas