
Uma equipe da Secretaria de Obras de Jacareacanga começou a fazer um trabalho de limpeza das galerias pluviais da sede do município. O objetivo é prevenir os alagamentos durante o período de chuvas intensas na região amazônica durante o período de inverno.
Em anos passados moradores de uma grande parte do centro da cidade e do bairro de São Pedro vivenciaram prejuízos quando no período das chuvas conviviam com os constantes alagamentos. Há cerca três anos o prefeito Raulien Queiroz contratou técnicos para fazer um levantamento pluviométrico e foram identificadas bacias hídricas no Bairro São Pedro, no entorno da Praça Cristina Ribeiro e nas proximidades do Hospital Municipal. De posse dessas informações a prefeitura de Jacareacanga em parceria com o Governo Federal construiu mais de 9 mil metros de galerias pluviais, direcionando as águas das chuvas para o Igarapé Sonrisal.
De acordo com Amadeu Melo, morador do Bairro São Pedro há 14 anos, o desvio das enxurradas no período de inverno melhorou muito a qualidade de vida dos moradores. “Naquela época além de termo prejuízos com eletrodomésticos como máquinas de lavar e geladeiras, também tínhamos problema de saúde. As águas quando invadiam as casas traziam junto lixo, dejetos fecais, urina de ratos e isso preocupava a gente. Agora isso é passado”, comemora ‘seu’ Amadeu.
Para o diretor de urbanismo da Secretaria de Obras Antônio Mendes a medida é de forma preventiva e vai evitar transtornos aos moradores. “Já se aproxima o período de chuvas e em nossa região é comum chuvas com grande volume de água. Estamos fazendo limpeza em todas as bocas de captação de águas pluviais, inclusive retirando lixo e grande quantidade de areia deixando livres as galerias para que as águas das chuvas fluam livremente sem prejudicar os moradores”, disse Mendes.



Postar um comentário
Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!