http://www.blogdojuniorribeiro.com/

Indígenas da Terra Indígena Kayapó bloquearam nesta segunda-feira (17) um trecho da BR-163 em Novo Progresso. Eles protestam por mais investimentos na saúde e a anulação do projeto ferrogrão e saem em defesa das terras, que segundo os indígenas, estão sendo invadidas por garimpeiros e madeireiros.

Segundo o cacique "Doto Taca Yre", o bloqueio será inicialmente por 48 horas, sem interrupção, "caso o governo não abra caminhos para dialogar e atender as reinvindicações, a manifestação será estendida por prazo indeterminado", disse. Os indígenas utilizam pneus e pedaços de madeira para bloquear a rodovia, que foi fechada nos dois lados da ponte do Rio Disparada, distante 8 km da cidade de Novo Progresso, sentido Mato Grosso. Acampamentos também foram instalados para atender ocorrências e, conforme divulgou cacique "Doto Taca Yre", os indígenas estão prontos para Guerra.
A fila de caminhões já é grande dos dois lados da rodovia, motocicletas, veículos menores também permanece no bloqueio, somente ambulância passará pelo bloqueio, divulgou. Cacique Doto, disse que está agindo em direito do seu povo, que o protesto é pacífico, e pede para população (brancos), que compreenda as reivindicações indígenas. "Todos têm o direito de protestar, nós estamos procurando o nosso", finalizou. O bloqueio aconteceu conforme informado na semana passada. Sem acordo com o Governo Federal, o protesto iniciou às 07 horas desta segunda-feira (17).

Fonte: Portal Giro (Com informações folha do Progresso)


Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

estilo_uniformes

ESTILO UNIFORMES Fornecedor de fardas Uniformes Profissionais e Esportivos, Camisas promocionais, Abadás, Bordados e Pinturas em Camisas