http://www.blogdojuniorribeiro.com/

A Polícia Federal de Santarém/PA deflagrou na manhã de hoje, 06, a Operação “Bezerro de Ouro”, que tem por objetivo desarticular um grupo criminoso que atua na extração ilícita de ouro no interior da Terra Indígena Munduruku.

A PF mobilizou mais de 30 policias, entre Agentes, Escrivães, Delegados e Peritos, das delegacias de Santarém/PA, Altamira/PA e da Superintendência do Pará em Belém, e cumpre 06 mandados de Busca e Apreensão e sequestro de bens, no município de Novo Progresso/PA e no distrito de Morais Almeida - do município de Itaituba/PA.

As investigações apontam que o grupo criminoso, que é formado por um núcleo de membros de uma mesma família, é conhecido na região pela exploração irregular de minério de outro, e que atua no interior da Terra Indígena Munduruku de maneira consorciada com alguns Indígenas pró-garimpo.

Além do combate à extração mineral ilegal, ao desarticular a atuação desse grupo, visa conter ou diminuir a invasão na Terra Indígena Munduruku, que em tempos de pandemia aumenta a exposição de tal população ao risco de contaminação pelo novo Coronavírus.

As pessoas envolvidas no grupo devem responder por Associação Criminosa (art. 288 - Código Penal), pela exploração sem autorização de matéria-prima pertencente a União (art. 2º, da Lei 8.176 de 1991), pelo crime contra o meio ambiente previsto no art. 55 da Lei 9.605 de 1998, e outros crimes que venham a ser descobertos ao longo da investigação. A Justiça Federal determinou, ainda, o sequestro de bens de tais pessoas no valor de quase 8 milhões de Reais (R$ 7.868.451,00), considerando os danos ambientais já constatados no caso.

A expressão "BEZERRO DE OURO", que deu nome à operação, é encontrada em algumas passagens bíblicas e, na linguagem contemporânea, é usada como sinônimo da adoração de um falso ídolo, uma referência a idolatria ao dinheiro, ou ouro, por exemplo.

Fonte: https://www.oestadonet.com.br/ e ASCOM-PA

Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

estilo_uniformes

ESTILO UNIFORMES Fornecedor de fardas Uniformes Profissionais e Esportivos, Camisas promocionais, Abadás, Bordados e Pinturas em Camisas