http://www.blogdojuniorribeiro.com/

 

Começa nesta quarta-feira, 2, a Operação Corpus Christi 2021, pelo Departamento de Transito do Estado (Detran), com  a operação "Lei Seca" que irá atuar de forma conjunta e integrada com a Polícia Militar, que farão ações específicas voltadas para a prevenção e repressão aos crimes de trânsito, em especial, à condução de veículos em estado de embriaguez (alcoolemia). A ação irá fiscalizar os frequentadores e banhistas nas estradas e praias que dão acesso as localidades mais procuradas pelos turistas.

As equipes também atuarão no controle de tráfego intermunicipal e no apoio na fiscalização de locais como praias, igarapés, balneários, clubes e similares que se encontrarem em desacordo com o decreto estadual 800/2020, que visa o restabelecimento econômico gradativo e seguro, no âmbito do Estado do Pará, definido segundo a capacidade de resposta do Sistema de Saúde e os níveis de transmissão da Covid-19, por meio da aplicação de medidas de distanciamento controlado e protocolos específicos para reabertura e funcionamento gradual de segmentos de atividades econômicas e sociais.

Equipes estarão com ações educativas nos balneários mais procurados no Estado, a exemplo de Mosqueiro e SalinópolisFoto: Alex Ribeiro - Ag. ParáOs municípios de abrangência da operação são Belém, Ananindeua, Marituba, Tailândia, Salinópolis, Santa Bárbara e o distrito de Mosqueiro, Breves, Tucuruí, Abaetetuba, São Félix do Xingu, Barcarena, Bragança, Tailândia, Castanhal, Paragominas, Santarém, Itaituba, Marabá, Redenção, São João do Araguaia, Mojuí dos Campos, Igarapé-Miri, Rurópolis, Goianésia e Palestina do Pará.

Na quinta-feira, 3, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Paprá (Segup) dará início nas ações de segurança durante o feriado que contará com o reforço de mais de mil agentes de segurança Pública atuando na Capital e nas principais praias e balneários do Estado. As ações de prevenção, ostensividade e fiscalização, em razão do cumprimento do decreto Governamental 0800/2020, em combate à covid-19, permanecem sendo feitas pelos órgão do Sistema de Segurança Pública que atuarão de forma conjunta com as instituições federais e municipais para garantir maior tranquilidade durante o feriado prolongado. 

A operação deflagrada pela Segup será finalizada na segunda-feira, 7. As ações estarão voltadas não somente a repressão de crimes, com reforço na atuação ostensiva das polícias Civis e Militar, mas também na fiscalização em cumprimento ao decreto Governamental 0800/2020 em combate a Covid-19, como explica o coronel Alexandre Mascarenhas.

"O sistema através das ações integradas dos órgãos continuarão na fiscalização quanto aos protocolos determinado no decreto do governo do Estado em combate à pandemia. Estamos no bandeiramento amarelo, o que exige medidas mais brandas, porém ainda assim ele estabelece limitações de pessoas, tanto nos estabelecimentos comerciais quanto em eventos privados e nos espaços públicos. Os órgão do sistema de segurança vão realizar a fiscalização de forma diária e ostensiva, cobrando os protocolos e medidas previstas no decreto do Estado", destacou o secretário adjunto de Operações da Segup, Coronel Alexandre Mascarenhas.

Integração - Participam das ações conjuntas as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Centro Integrado de Operações (Ciop) e Grupamentos Aéreo (Graesp) e Fluvial (Gflu). A Segup atuará ainda, de forma integrada, com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Guarda Municipal de Belém para garantir maior segurança nas estradas e nos principais corredores da Capital.

"A Segup realizou um planejamento estratégico que conta com a participação dos órgãos do Sistema de Segurança do Estado e instituições parceiras da esfera Municipal para integrarem essa grande operação que visa dar segurança para as localidades que atraem um maior número de turistas, para esse final de semana prolongado do feriado de Corpus Christi. Várias ações foram programadas, entre elas, a fiscalizações por meio da operação “Lei Seca”, assim como as fiscalizações nas estradas federais e estaduais que levam até os municípios, as dos estabelecimentos comerciais para a verificação de crianças e adolescentes presentes em horários inapropriados e fazendo consumo de bebidas alcoólicas ou uso de qualquer outra substância ilegal e também ações de policiamento ostensivo geral para dar proteção à população que estará em deslocamentos para os balneários, destacando também o reforço da segurança na Região Metropolitana de Belém para quem  preferir se manter na cidade, neste final de semana", disse o coronel Alexandre Mascarenhas.

Efetividade - A Polícia Civil estará presente com um reforço de 49 policiais civis, nas unidades e seccionais, durante o final de semana prolongado tanto na Região Metropolitana, quanto nos Interiores do Estado. A polícia civil atuará também no combate à incidência de poluição sonora e perturbação do sossego público nas praias e balneários, além de realizar fiscalizações nos estabelecimentos comerciais. 
Ciop - O Centro Integrado de Operações estará presente com o serviço de atendimento de urgência e emergência além do monitoramento via as câmeras de segurança instaladas nas localidades que recebem maior fluxo de turistas neste período. A equipe de reforço estará concentrada nos centros de atendimentos localizados em Belém e Capanema. O Corpo de Bombeiros Militar contará com um reforço de 308 agentes que atuarão nas praias com os Guarda Vidas e com as equipes de resgate localizadas em pontos estratégicos nas estradas. 

Polícia Militar - Durante o feriado, a Polícia Militar vai realizar também a Operação ‘Visibilidade’, na capital e demais municípios da região metropolitana, por meio do reforço do policiamento ostensivo e preventivo em pontos estratégicos nos grandes corredores, que registram grande fluxo de pessoas e veículos. A operação visa prevenir e coibir a prática de crimes, principalmente roubos e furtos, intensificar a prevenção e enfrentamento à criminalidade e permitir maior acesso da população aos serviços de segurança pública do Estado.

Salinas – Em Salinas, nordeste do Estado, um dos municípios mais procurados durante os feriados prolongados, a Segup irá manter o ordenamento do fluxo na praia da Atalaia, a fim de evitar acidentes aos banhistas e frequentadores da praia do Atalaia. Um helicóptero do Grupamento Aéreo de Segurança (Graesp) estará apostos no município com o objetivo de auxiliar nas ações preventivas e ostensivas de segurança.
 
Fonte: Agência Pará


Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

estilo_uniformes

ESTILO UNIFORMES Fornecedor de fardas Uniformes Profissionais e Esportivos, Camisas promocionais, Abadás, Bordados e Pinturas em Camisas