Desde a noite do último domingo, 3, vereadores paraenses estão participando de reuniões no Senado Federal para debater o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 508/2019, que convoca plebiscito sobre a criação do Estado do Tapajós, que está na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal (CCJ).

Na segunda-feira, 4, o Vereador Elielton Lira (Avante) esteve com a Secretária Nacional da Família, Ângela Martins e com a Secretária Nacional da Juventude, Emilly Coelho. Ainda nesta terça-feira, 5 de outubro, participou de uma audiência com o senador Plínio Valério, relator do pedido de plebiscito pró Estado do Tapajós. A caravana com representantes da região, se reuniram na manhã de terça-feira, com os 27 senadores (as) da CCJ, a fim de conseguir os votos necessários para aprovação da matéria. 

Em 2011, um plebiscito (é quando uma matéria é apresentada para consulta popular antes que o Congresso elabore um projeto de lei) foi convocado para que a população paraense decidisse pela divisão do Pará, e criação de outros dois estados: Carajás, com capital em Marabá e Tapajós, com capital em Santarém. Os paraenses foram às urnas e decidiram pela não divisão do Estado. Em 2019, foi aberta uma nova consulta pública no site do Senado. Segundo a apuração, 4.605 mil votos foram favoráveis a criação do Estado. Já 903 votos foram contra.

Fonte: https://www.romanews.com.br/

Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

31ª EXPOAGRO DE ITAITUBA

Junior Ribeiro / Itaituba Pará
PARTICIPE DA 31ª EXPOAGRO DE ITAITUBA: As cartelas do 1º lote estão sendo vendidas por R$130, que dará direito a entrada nas 05 noites, prestigiar na pista todos os Shows, inclusive do Gustavo Lima, e concorrer 03 carros FIAT-MOBI e 02 prêmios de 15 mil reais.