http://www.blogdojuniorribeiro.com/

 

Um grupo criminoso que agiu entre os anos de 2018 e 2020 em Almeirim, no oeste do Pará, é alvo da operação "Autolykos" da Polícia Federal, que tem objetivo de combater o desvio de verbas federais. A operação foi deflagrada nesta quarta-feira (17). Os nove mandados de busca e apreensão, todos com alvos em Almeirim, foram expedidos pela 1ª Vara Federal Cível e Criminal da Subseção de Santarém. Houve participação de agentes do Pará e Amapá. De acordo com as investigações, participavam do desvio funcionários públicos do município, empresários locais e agentes políticos. Durante os anos de 2018 e 2020 o grupo teria desviado, ao menos, R$ 4,1 milhões em verbas federais oriundas de convênio do aludido município com o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A investigação apurou que o grupo utilizavam de licitações fantasma para conseguirem recursos, com o pretexto de entregarem materiais de construção para a reforma de escolas e creches do município, mas que nunca chegaram a ser entregues. A PF identificou que o dinheiro era transferido diretamente da conta do Fundeb para as contas das empresas envolvidas e, depois, repassado para as pessoas físicas que detinham algum tipo de participação no esquema criminoso.
Uma das empresas recebeu, entre maio e dezembro de 2019, mais de R$ 2,6 milhões em verbas federais, sem nunca ter entregue a contrapartida devida, sendo que as notas de empenho e de pagamento, bem como o atesto do recebimento dos materiais foram gerados em brevíssimo período de tempo, pelos funcionários do município a fim de justificar a entrega dos valores. Os crimes investigados no Inquérito Policial correspondente são de Corrupção Passiva e Ativa, peculato e Fraude a Licitação, cujas penas somadas ultrapassam 30 anos de prisão. Operação "Autolykos: O nome da operação remonta ao personagem da mitologia grega Autolykos, filho do deus Hermes e Quíone, tido como o mais formidável ladino, obtendo grandes façanhas, como roubar o próprio Zeus.

Fonte:G1-SANTARÉM 


Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

estilo_uniformes

ESTILO UNIFORMES Fornecedor de fardas Uniformes Profissionais e Esportivos, Camisas promocionais, Abadás, Bordados e Pinturas em Camisas