Se o Plebiscito fosse hoje,Tapajós e Carajás seriam novos Estados,diz Ibope. Pesquisa encomendada pela “TV Liberal” filiada a Rede Globo, ao IBOPE Inteligência, revelou no domingo, 30 de outubro de 2011, 56% da população paraense é a favor a divisão do Pará, 32% é contra e 12% está indecisa.
A pesquisa, que foi realizada entre 05 e 09 de setembro, teve como amostragem Belém e mais 14 municípios de grande porte e ouviu 1.400 pessoas em 5 dias em: Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Barcarena, Cametá, Castanhal, Itaituba, Marituba, Marabá, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Santarém e Tucuruí.
Em se considerando a margem de erro apontada, 2,0% para mais e para menos, é possível concluir que a opinião da população paraense está à beira de uma divisão do Pará. Então ficariam os novos estados da Federação Brasileira: CARAJÁS, TAPAJÓS e NOVO PARÁ.
A informação cria um sentimento de acomodação em parte da população que precisa ir às ruas em defesa da criação dos Estado.
ResponderExcluirAo mesmo tempo, atiça para um movimento mais efetivo por parte dos Nordeste/paraenses e metropolitanos.
A falta de fonte (link) remete à disconfiança da veracidade da informação.
Daqui da região sul e sudeste do Estado, sugiro um pouco de cautela no repasse de informações.
A divisão do Estado se efetivou em função da ausência de políticas de governos para as regiões do Carajás e do Tapajós. Para efetivar a criação dos novos Estados precisamos lutar com todas as forças até o último dia.
Uma campanha de verdade sustentada em verdades.
Postar um comentário
Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!