Na sessão ordinária de hoje (12), na Assembleia Legislativa do Estado, foi apresentado pelo deputado Hilton Aguiar. Líder do PSC, uma nota de congratulação pelo aniversário de 156 anos do município de Itaituba.
“ltaituba, ò Cidade
Pepita,Soberana do Rio Tapajós”
A frase, que compõe
o Hino de Itaituba, de autoria do saudoso Emir Bemerguy, sintetiza, com
perfeição, a grandeza e a exuberância da cidade de Itaituba, banhada pelo Rio
Tapajós, que completa no dia 15 de dezembro, 156 anos de fundação. Motivos para
esta comemoração não faltam. Afinal, esta cidade, distante 1662 quilômetros da
capital, Belém, é orgulho do nosso estado.
![]() |
Imagem aérea de Itaituba |
Em uma volta rápida pelo centro da cidade é possível ver a riqueza dos detalhes das construções como o prédio Igreja Matriz de Sant’Ana, os antigos casarões, a estátua do seresteiro e a arquitetura da antiga prefeitura.
Além da importância histórica, política e econômica, a cidade também é palco de uma das principais manifestações do sincretismo religioso do Estado: a Festa de Nossa Senhora Sant’Ana. O evento ocorre todos os anos no mês de Julho. O calendário da festa inclui missas e procissões, além de contribuir, expressivamente, com a economia local.
![]() |
Procissão de Santana |
Pela sua importância
e rica trajetória, parabenizo este valente município pelo seu aniversário de 156
anos!
Postar um comentário
Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!