Na seção de quarta feira, 07 de agosto, os vereadores votaram pelo arquivamento de uma denuncia enviada pelo Ministério Publico (MP) a Câmara Municipal. A denuncia era contra o município por não atualizar o portal transparência e realizar dispensas de licitações em Itaituba sem emergência.
O Ministério Publico Estadual recebeu uma denuncia de um procurador Federal que esta em Itaituba. A denuncia é de que o município não esta realizando as devidas atualizações no portal transparência (http://gdip.com.br/transparencia.xhtml) que é obrigatório. O MP recebeu a denuncia e enviou para a Câmara Municipal para que os vereadores pudessem criar ou não uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as denuncia. E na seção de quarta feira a denuncia foi colocada em votação, e os vereadores votaram pelo arquivamento da denuncia. Dos 15 vereadores apenas 13 estavam presentes, desse total apenas o vereador Nicodemos Aguiar votou pela criação da CPI para investigar as denuncias, os 12 votaram contra a denuncia e pedindo seu arquivamento.
Na seção de quarta feira, curiosamente a maioria dos Secretários Municipais e funcionários da prefeitura foram acompanhar a votação, porem depois da vitória esmagadora da situação todos foram embora, fato que desagradou alguns vereadores da base que se sentiram pressionados. Nessa votação mostra que a prefeita Eline Nunes não terá nenhuma dificuldade de trabalhar com a Câmara Municipal, tendo em vista a maioria dos vereadores estarem ao seu lado. Apenas o solitário Vereador Nicodemos Aguiar que tenta soar sua voz no meio dos colegas.
O líder de governo Vereador Isaac Dias, disse a nossa reportagem que, a denuncia ao chegar a Câmara Municipal foi analisada pelo setor jurídico do Poder Legislativo, que deu o parecer desfavorável (contra a denuncia). O vereador relatou que, os vereadores votaram a companhando o parecer do advogado da Câmara Municipal. Isaac, disse ainda que, eles irão entrar em contato com a procuradoria federal, para saber. se o procurador federal que fez a denuncia tem poder de usar o nome da procuradoria federal, ou, se é uma decisão isolada do procurador.
Vereadores Ausentes:
João Basto Rodrigues ( Cebola) e
João Paulo.
Vereadores Presentes e os que votaram contra a denuncia.
1- ORISMAR DA LIBERDADE;
2- DIRCEU BIOLCHI;
3- WESCLEY TOMAZ;
4- IAMAX; DR. DINIZ;
5- ISAAC DIAS;
6- TOINHO PILOTO;
7- DIOMAR FIGUEIRA;
8- MARIA PRETINHA;
9- DADINHO CAMINHONEIRO;
10- MANOEL DENTISTA;
11- PROFESSORA CÉLIA;
12- Dr. DINIZ
VOTOU A FAVOR DA DENUNCIA:
NICODEMOS AGUIAR
Portal Transparência de Itaituba: http://gdip.com.br/transparencia.xhtml
Portal do Governo Federal: http://pa.transparencia.gov.br/Itaituba
Fotos e texto: Junior Ribeiro...

Postar um comentário
Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!