O Governo do Estado inaugurou, nesta quinta-feira, 21, as novas instalações da Delegacia de Polícia em Novo Progresso, cidade com mais de 25 mil habitantes localizada no sudoeste do Pará, a mais de 1.100 quilômetros de Belém.

O prédio, que passou por uma ampla reforma em sua estrutura como resultado de investimento superior a R$ 659 mil, foi ampliado e passou a contar com salas de expediente, de registro de ocorrências, copa e cozinha e estacionamento interno. Além dos novos compartimentos, a Delegacia está dotada de equipamentos de informática e móveis novos em todas as salas do prédio, que ficou mais amplo possibilitando maior comodidade para atender a população que precisar dos serviços da Polícia Civil.

A inauguração foi presidida pelo delegado-geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino, e coronel Hugo Regateiro, secretário adjunto da Gestão Administrativa da Segup (Secretaria de Estado de Segurança Pública), que representou o secretário Jeannot Jansen. No evento, estiveram presentes o deputado estadual Hilton Aguiar; o prefeito do município, Ubiraci Soares; vereadores; representantes das Polícias Civil e Militar na região, e dezenas de moradores. Além da entrega da obra, o delegado-geral visitou a reforma do presídio do município, localizado anexo à Delegacia, cujas obras estão em andamento.

Segundo o coronel Hugo Regateiro, secretário adjunto da Gestão Administrativa da Segup, a crise econômica que assola os Estados brasileiros não é diferente no Pará. Apesar disso, "o Governo continua entregando obras e investindo na melhoria dos serviços a toda população do Estado". A Delegacia passou por sete meses de reforma. Nesse período, os serviços da Polícia Civil foram deslocados para um imóvel provisório até a conclusão da obra. "Agora estamos em uma condição muito melhor para prestar o atendimento à comunidade", festeja o delegado Daniel Matos Mathias, mato-grossense de Cuiabá, desde agosto de 2014 trabalhando no município. Ele destaca que Novo Progresso é um município que está crescendo e que já está precisando de uma atenção especial.

O delegado Vicente Gomes, superintendente da Polícia Civil na região do Tapajós, lembrou que a Delegacia de Polícia de Novo Progresso é a quinta Unidade Policial inaugurada na região no período de um ano e meio em que está à frente da Superintendência. "Isso demonstra o compromisso do governador Simão Jatene com a Segurança Pública", enfatiza. Ele ressalta que a nova Delegacia vai proporcionar melhor qualidade de atendimento à população do município. A obra faz parte de uma série de outras obras já inauguradas pelo Governo do Estado, para atender a população.

Para o major Alexandre Oliveira, comandante da PM no município, além dos investimentos na estrutura das Polícias, as ações integradas de prevenção e combate ao crime realizadas pelas Polícias Civil e Militar no município, vêm ajudando a reduzir a criminalidade na região. "Já são 63 Unidades Integradas construídas no Estado do Pará pelo Governo do Estado nos últimos sete anos", destaca o delegado-geral Rilmar Firmino.
Ele lembrou, durante a inauguração, do Plano Estadual de Segurança Pública elaborado em 2012 para um período de 20 anos visando investir na reestruturação de todo o Sistema de Segurança no Estado. O Estado do Pará foi dividido em 15 regiões de integração de Segurança Pública. O município de Novo Progresso inicialmente pertencia à região de Santarém, no Baixo Amazonas. A região representava um terço do Estado. Com a reformulação administrativa no Sistema de Segurança Pública na região, municípios que eram vinculados à Santarém passaram a fazer parte de uma nova região, a do Tapajós, com sede em Itaituba. Antes do concurso de 2014, havia na região 28 policiais civis. Após o concurso de 2014, o número aumento para 52 policiais civis para atender as cidades da região do Tapajós.
O delegado-geral lembra que, na região do Tapajós, foram construídas as Unidades Integradas Propaz (UIPPs) do Distrito de Castelo dos Sonhos, em Altamira; e nas cidades de Jacareacanga e Rurópolis, e foram reformadas as Delegacias de Aveiro, Placas, Trairão e Delegacia da Mulher de Itaituba. Ele destacou que, no início do próximo ano, serão nomeados novos 500 policiais civis aprovados por meio de concurso público. "Fizemos dois concursos em quatro anos na Polícia Civil. A PM fez concurso para 2 mil policiais militares nomeados em 2014. Hoje, estamos em andamento com o concurso da Polícia Civil. Já na primeira semana de janeiro, vamos nomear quase 500 policiais civis e vamos reforçar todo interior do Estado. Em fevereiro, mais 150 delegados serão nomeados", ressalta. Ele anunciou que, com o final do atual concurso público, mais um delegado de Polícia será colocado na Delegacia de Novo Progresso.
Os investimentos na melhoria das condições de vida da população de Novo Progresso e adjacências foram elogiados pelos representantes políticos da região. Para o presidente da Câmara Municipal de Novo Progresso, vereador Francisco Lazarin, conhecido como Nego do Bento, a reforma na Delegacia veio na hora certa, pois "o prédio estava em condições precárias". E agora, com a nova estrutura, a nova Unidade Policial está em condições dignas de receber os moradores. Já o prefeito de Novo Progresso, Ubiraci Soares, conhecido como Macarrão, agradeceu ao governador do Estado, Simão Jatene, por todo apoio que tem prestado ao município para melhorar a vida dos moradores da região, citando o delegado-geral Rilmar Firmino pelo empenho para que a Delegacia fosse reformada.
Ele agradeceu ainda ao governador pela obra de construção do novo hospital municipal. "Agradeço pela obra do hospital, que estava há mais de quatro anos parada, e hoje foi dada continuidade à obra", destacou. Ele citou ainda a parceria do deputado estadual Hilton Aguiar para concluir a reforma do hospital. O deputado estadual Hilton Aguiar, representante da região na Assembleia Legislativa do Pará, relembrou quando esteve na antiga Delegacia e viu as condições precárias do prédio na ocasião e das viaturas de Polícia, que não tinham ar-condicionado. "Hoje você não vê uma Delegacia mais velha nem policial andando de carro velho e sem armamento. A gente as Polícias Civil e Militar equipadas no nosso Estado", ressalta.
Fonte: http://www.policiacivil.pa.gov.br/
Postar um comentário
Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!