Cães vão auxiliar no combater ao tráfico de drogas em Santarém — Foto: Reprodução/Tv Tapajós
As obras foram executadas por policiais militares da 2ª Cime, com recursos devolvidos aos cofres públicos em processos judiciais.
Foi inaugurado na tarde de segunda-feira (29), na 2ª Companhia Independente de Missões (2ª Cime) de Santarém, oeste do Pará, o canil que vai abrigar os cães que serão utilizados pelas forças policiais em ações de combate à criminalidade, em especial, ao tráfico de drogas no município.

A ideia de construir o canil surgiu em 2017, a partir de uma conversa entre o juiz da 1ª Vara Criminal, Alexandre Rizzi, com representantes de companhias aéreas acerca das dificuldades de combate ao tráfico de drogas no aeroporto de Santarém.

“Na verdade tudo começou a partir de uma audiência no 2º semestre de 2017. Durante uma audiência os representantes das companhias aéreas falaram sobre a dificuldade de combater o tráfico de drogas. Perguntei porque não se construía um canil. Eu era novo na cidade, acho que as pessoas nem acreditaram que daria certo. Eu acionei o coronel Aldemar Maués, que me apresentou o major Wilton Chaves que abraçou a ideia e fez o projeto. Daí eu conversei com o Ministério Público quer ajudou demais, e os recursos foram viabilizados”, contou Rizzi.

Os quatro cães que já estão no canil da 2ª Cime são treinados por cinotécnicos (adestradores), para atuarem na proteção e também na guarda. De acordo com o cabo Jonhnathan Feitosa, os cães são treinados duas vezes ao dia, pela manhã e à tarde, para guarda, proteção e faro. “Temos dois cães que já estão na fase final de treinamento, dois especificamente para faro, o que vai ajudar muito nesse trabalho de combate ao tráfico de drogas.

Além da Polícia militar, os cães serão utilizados por outras forças policiais, como a Polícia Rodoviária Federal, que em 2018 apreendeu quase 700kg de entorpecentes em fiscalizações e abordagens na BR-163 e BR-230.

“A Polícia Rodoviária Federal tem flagrando com frequência droga entrando e saindo do município de Santarém, com os cães, vai facilitar sobremaneira a fiscalização e no combate a esse trânsito de entorpecentes no nosso município”, observou o chefe da Delegacia da PRF, Sidmar de Oliveira.


Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

CASA DOS PADRÕES E ENERGIA SOLAR:

Está pagando talão de energia com valores exorbitantes? Quer pagar só a taxa mínima?Entre em contato com nossa equipe que está esperando para lhe atender.- Loja: (93) 99241-1288 – - Setor Técnico: (93) 99193-1288. - E-mail: casadospadroes.stm@gmail.com - Site: https://www.casadospadroes.com.br/energia-solar - https://www.instagram.com/casadospadroes.energiasolar/