http://www.blogdojuniorribeiro.com/

 

O fato aconteceu na noite desta última quarta-feira (08) por volta das 10 horas na comunidade Independência I, que fica localizada a cerca de 40 quilômetros da sede do município de Itaituba, durante uma forte chuva com ventania que caiu sobre a cidade.  

Segundo informações passadas pelos próprios moradores para nossa equipe de reportagem, tudo aconteceu muito rápido, fortes ventos e muitos relâmpagos que deixaram os moradores muito assustados, quando segundo relatou uma moradora, o vento passou e logo após os mesmos começaram a ouvir barulhos nos telhados das residências. 

A chuva de granizo foi curta, que deixou os moradores apavorados, logo em seguida, um dos moradores saiu de sua residência para verificar o que havia acontecido ainda teria sido atingido com um dos granizos, porém não se feriu, o mesmo se deparou com várias pedras de gelo ao solo, constatou-se ali então que tinha acontecido um fenômeno da natureza conhecido como chuva de granizo ou saraiva. 

O granizo é um fenômeno caracterizado pela precipitação de água no estado sólido, ou seja, em forma de gelo. Essas partículas são transparentes ou translúcidas e apresentam tamanhos e pesos variados, sendo que a maior foi registrada durante uma tempestade em Bangladesh: aproximadamente 5 Kg. 

O granizo é formado principalmente nas nuvens do tipo cumulonimbus, que se desenvolvem verticalmente e atingem grandes altitudes. Gotículas de água adentram essas nuvens e, em seguida, são congeladas em razão das condições térmicas (temperaturas inferiores a 0° C). Nesse momento, as partículas de granizo são formadas e, por meio das correntes de ar, se deslocam, fato que proporciona o aumento das “pedras de gelo”. Ao atingirem um peso suficiente para superar as correntes de ar, ocorre a queda de granizo. 

Em alguns casos, as partículas de granizo são tão pequenas que podem atingir o solo terrestre já na forma líquida. Esse processo depende das condições de umidade, peso e velocidade que o granizo atinge. Contudo, quando as condições atmosféricas são propícias para uma intensa precipitação de granizo, as consequências podem ser desastrosas.  Assista em nossos telejornais/ Balanço Geral 11:50/ Cidade Alerta 18h.


Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

estilo_uniformes

ESTILO UNIFORMES Fornecedor de fardas Uniformes Profissionais e Esportivos, Camisas promocionais, Abadás, Bordados e Pinturas em Camisas