O clima está tenso na região de Jacareacanga, no sudoeste do estado, com a chegada de uma força tarefa do governo federal na região, para fiscalizar a exploração ilegal de ouro em terras indígenas. Neste domingo, 11/04/21, indígenas e garimpeiros fecharam a entrada da cidade de Jacareacanga, em forma de protesto e também para impedir a entrada na cidade da Força Tarefa que envolve vários órgãos do governo federal. Partes dos indígenas são contra a fiscalização na região, em umas das fiscalizações realizadas várias maquinas foram queimadas na região garimpeira do município. Alguns áudios estão circulando nas redes, onde as pessoas estão relatando que a fiscalização está chegando na região de Jacareacanga, veja a transcrição de dois áudios.
Nesse áudio um homem fala que a Força Tarefa estavam no km 180. “E aí rapaziada, boa noite. Os cara vão dormir no cento e oitenta, OK. Pessoal de IBAMA, Força Nacional, galera federal, tá ouvindo aí? Força Nacional, galera federal, no domingo cento e oitenta, OK? Missão com dez da viatura, três puxando reboque com canoa, tá. Molhado trabalha comigo, tava lá dentro, tá. Já me passou”.
Nesse outro áudio, uma mulher que diz que eles estava no Garimpo do Penedo.“Eu primeiro porque nós tamo sabendo que eles vão pro rato, aí depois vão pro pro Bom Jardim, aí pa Boca do Cripuri, eles tão saindo daqui do Penedo, né? Eu acho que pra não dar muito enxame e eu acho que eles vão fazer um Acampamento lá na boca do lixão ali por perto, porque eles tão perguntando se aqui tinha posto, o cara, né? O na hora que eles chegaram, eu tava lá no mirim, aí foi na hora que ele disse, cadê os posto daqui que a gente pode parar tudo aí o mereço nos posto é esses daqui ó, aqui num tem onde que ocê quiser parar você para. Pessoal do CMBio, o pessoal do IBAMA e o Tático.
FONTE: BLOG DO JUNIOR RIBEIRO
Postar um comentário
Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!