O Deputado Estadual Hilton Aguiar, (DEM), esteve acompanhando o governador Helder Barbalho, pois implantação do centro foi um pedido do parlamentar, ele disse, “Há um mês cobramos do governo do estado, a implantação do centro de nefrologia do Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba. E nesta segunda-feira (17), fizemos juntamente com o governador Hélder Barbalho a entrega de mais este investimento pra saúde da região do Tapajós”.

Nesta segunda (17), o governador do Pará, Helder Barbalho, entregou o Serviço de Hemodiálise do Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba, no sudoeste estadual. Nessa primeira fase, o serviço tem 10 máquinas de hemodiálise e vai atender até 60 pacientes por dia. Os atendimentos serão feitos de segunda-feira a sábado, nos três turnos.  

Essa entrega de hoje é fundamental para Região do Tapajós, com a oferta deste serviço de hemodiálise que assegura a estratégia do Estado para descentralização do atendimento de serviços especializados. Não será mais necessário pacientes da região se deslocarem para Santarém para serem atendidos. Com isto, desafogamos Santarém para ampliar o atendimento naquela região do Estado e garantimos atendimento aqui na região”, avaliou governador Helder Barbalho. 

 Atualmente, de acordo com o 9º Centro Regional de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), existem 31 pacientes da região do Tapajós que precisam ser referenciados à cidade de Santarém, para tratamento. “Com essa nova estrutura garantimos que a população seja atendida perto de casa e de seus familiares. O atendimento de hemodiálise é fundamental para salvar e dar qualidade de vida para as pessoas. Estamos abrindo o serviço com o dobro da demanda podendo fazer até 780 atendimentos por mês”, detalhou Helder Barbalho. 

Com a disponibilidade do serviço no HRT, os pacientes em diálise não vão mais precisar se dirigir para outros locais. A ampliação do serviço vai fortalecer o cuidado com os pacientes nas redes de atenção à Saúde, para pessoas com doenças crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), via regulação estadual. “Estamos ampliando os serviços do  hospital. Vamos atender toda população do Baixo Tapajós que já faz esse serviço na cidade de Santarém. Estes pacientes serão redirecionados pela Regulação do Estado aqui para o hospital. Vamos atender 60 pacientes com estas 10 máquinas, sendo que, atualmente, temos uma demanda de 31 pacientes”, informou a diretora Hospitalar, Karla Cajaíba.

O secretário estadual de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, afirmou que a  implantação do novo serviço representa mais um avanço na descentralização de tratamentos de alta complexidade e humanização no atendimento do SUS. “Além de facilitar o acesso ao serviço de hemodiálise para dezenas de pacientes, o novo serviço funcionando, em Itaituba, proporcionará melhor qualidade de vida aos renais crônicos da região”, destacou o titular da Sespa.

O secretário regional de Governo do Oeste do Pará, Henderson Pinto, ponderou que o novo serviço ofertado pelo Hospital Regional consolida a nova estrutura de atendimento na região.  “Mais um implemento de serviço médico desta unidade. Também está em funcionamento o serviço de atendimento ambulatorial. Importantes ações para consolidar este grande projeto do Hospital Regional do Tapajós, que a cada dia salva vidas”, ressaltou.

Por Leonardo Nunes (SECOM)


Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

CASA DOS PADRÕES E ENERGIA SOLAR:

Está pagando talão de energia com valores exorbitantes? Quer pagar só a taxa mínima?Entre em contato com nossa equipe que está esperando para lhe atender.- Loja: (93) 99241-1288 – - Setor Técnico: (93) 99193-1288. - E-mail: casadospadroes.stm@gmail.com - Site: https://www.casadospadroes.com.br/energia-solar - https://www.instagram.com/casadospadroes.energiasolar/