Uma menina de apenas 12 anos de idade deu à luz um bebê na manhã desta quinta-feira (2) dentro de uma ambulancha do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na comunidade Santa Luzia, às margens do Rio Arapiuns, em Santarém, oeste do Pará. O Samu foi acionado para o atendimento à gestante que foi levada de ambulância pela rodovia Translago de Vila Curuai, no Lago Grande, até Santa Luzia, no Arapiuns, onde a ambulancha já aguardava.

"A grávida já chegou com perda de líquido e com presença de tampão mucoso. Tivemos que realizar o parto normal ali mesmo, na ambulancha. Correu tudo bem, se intercorrências. A criança nasceu viva, ativa e reativa aos reflexos primitivos", contou o enfermeiro Itamar Aguiar. Mesmo para quem já tem no currículo mais de 80 partos realizados em 10 anos de atuação como profissional da enfermagem, Itamar diz que é sempre uma emoção ajudar gestantes a trazer seus filhos ao mundo.

"Pra mim é uma satisfação ajudar mais uma mãe a trazer seu filho ao mundo. É da nossa profissão realizar partos, e a gente fica muito feliz em poder ajudar". A ideia era levar a adolescente ao Hospital Municipal de Santarém, para que ela pudesse ser assistida por uma equipe multiprofissional no momento do parto, devido a gestação na adolescência ser considerada de risco, mas não deu tempo.

Todo o trabalho de parto foi acompanhado pela mãe da adolescente. A bebê nasceu às 09h24, pesando 3,200 kg e recebeu o nome de Kuane Mota dos Anjos. A adolescente engravidou após ter sido vítima de estupro de vulnerável. O caso é acompanhado pelo Conselho Tutelar, que recebeu denúncia há alguns meses e encaminhou aos órgãos competentes.

Fonte: G1- SANTARÉM-PA 


Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Amazônia Trator Peças

Junior Ribeiro / Itaituba Pará
Amazônia Trator Peças