O que é a malária? A malária é uma doença endêmica, causada por parasitas, transmitida para as pessoas por meio da fêmea infectada do mosquito Anopheles. É possível prevenir e tratar a doença. Caso não haja o rápido diagnóstico e o início do controle, por meio de medicamentos, a doença pode ser fatal.
Como prevenir a malária? É possível prevenir o contágio, por consequência, a transmissão dos parasitas. A prevenção normalmente acontece de duas formas: uma por meio de uso químico, o que inclui a utilização de inseticida e pulverização residual interna, ou com uso de protetores, como os mosqueteiros.
Quais os sintomas da malária? Normalmente, a pessoa com malária apresenta dor de cabeça, febre alta, calafrios, tremores e sudorese. Em alguns casos, na fase inicial, os pacientes também podem ter náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.
Ações pelo interior do Pará: Em Jacareacanga, 20 profissionais de saúde da Sespa foram enviados para ações em áreas de garimpos e comunidades indígenas. Os agentes vão permanecer por 16 dias em atividades, com busca ativa, levantamentos de dados entomológicos – para futuros estudos sobre o mosquito, além de acesso ao diagnóstico. A programação, nessas áreas com maiores registros, seguirá até dezembro deste ano. Entre as ações na área indígena de Jacareacanga estão a busca ativa de casos, com o objetivo de realizar o diagnóstico e o tratamento das pessoas em tempo oportuno, além do levantamento entomológico, que auxilia no estudo do comportamento das espécies de mosquitos da área, para entender de onde e como estão ocorrendo as transmissões na região. A partir daí é que são aperfeiçoadas as estratégias visando a redução da malária na área.
As atividades incluem ainda borrifação intra domiciliar – em que as paredes das casas são borrifadas com inseticida que persistem por até quatro meses, o diagnóstico e tratamento da malária e instalação de mosquiteiros impregnados de longa duração (MILDs), além de articulações com a gestão local para realinhar estratégias e responsabilidades para cada órgão competente com a finalidade de reduzir a malária no município.
Fonte: O liberal
Postar um comentário
Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!