http://www.blogdojuniorribeiro.com/

 

Departamento de Trânsito do Estado (Detran) divulgou nesta segunda-feira (02/01), o calendário de pagamento do licenciamento anual de veículos de 2023. As datas de vencimento terão início em março e encerram em novembro. Os usuários podem entrar no site do Detran Pará e verificar a data de vencimento de acordo com o final da placa do veículo. Confira o calendário de licenciamento 2023O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) ou só licenciamento, como é mais conhecido, é um documento que deve ser pago anualmente, pois atesta que o veículo está em conformidade para circular com segurança em vias públicas. Segundo o levantamento realizado pelo Detran no final de 2022, mais de 50% da frota registrada no Pará está inadimplente com o CRLV. Na época, do total de aproximadamente 2,5 milhões de veículos no Pará, 1.409 milhão está em atraso, o que corresponde a 57,55% do total da frota no Estado. O condutor deve estar atento, pois o licenciamento completo do veículo engloba outros itens: Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), além de possíveis multas dos órgãos autuadores, a exemplo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Neste caso, o proprietário do veículo deve, antes mesmo de efetuar o pagamento do licenciamento, consultar no site dessas instituições federais, se há infrações pendentes de pagamento. Desse modo, se o condutor atrasar o licenciamento e for flagrado por um agente de trânsito, terá que pagar multa gravíssima no valor de R$ 293,47. Além disso, o automóvel poderá ficar retido no parque do Detran até o proprietário quitar a pendência. 

O que fazer após o pagamento de todos os débitos do veículo?

Após o pagamento do licenciamento, que inclui todos os débitos do veículo, os proprietários deverão baixar o documento ou simplesmente imprimir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e) também no site do Detran na opção ‘Emissão de CRLV-E', na aba de Veículos. O Documento de Arrecadação do Social (DAE) de taxa de Licenciamento pode ser baixado pelo site do Detran a partir do dia 9 deste mês.  O Detran lembra que o usuário deve realizar o pagamento preferencialemente nas agências do Banpará, Banco do Brasil, Itaú, Banco da Amazônia e Bradesco. Outra dica é não efetuar o pagamento após a data de vencimento para evitar transtornos com a compensação.

*Texto com colaboração de Brendo Freitas/Asdecom Detran 


Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

estilo_uniformes

ESTILO UNIFORMES Fornecedor de fardas Uniformes Profissionais e Esportivos, Camisas promocionais, Abadás, Bordados e Pinturas em Camisas