http://www.blogdojuniorribeiro.com/

 

Iniciativa acontecerá nesta quarta-feira (26) e quinta-feira (27), das 8h às 17h, no térreo da unidade hospitalar no sudoeste estadual. Doar sangue é um ato nobre e pode salvar vidas. É com esse intuito que o Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, promove dias 26 e 27 de abril, a primeira campanha de doação voluntária de sangue com coletas nas dependências da própria unidade. A iniciativa é uma parceria entre a instituição pertencente ao Governo do Pará, o Hemocentro Regional de Santarém e a Prefeitura de Itaituba. 

As doações poderão ser feitas entre 8h às 17h, na estrutura montada no térreo do hospital. Esta será uma oportunidade para os moradores de Itaituba e região contribuírem para o estoque de sangue do Hemocentro Regional de Santarém. A doação é um processo rápido, seguro e indolor, e qualquer pessoa que preencha os requisitos básicos para doação e esteja em boas condições de saúde pode participar.

Agência - O HRT possui uma Agência Transfusional para gerenciar as bolsas de sangue enviadas pela Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), e realiza, em média, 200 transfusões por mês. A coordenadora da unidade, a farmacêutica Lúdya Oliveira, enfatiza que está entusiasmada com campanha do HRT.

“Sabemos da importância de termos um estoque de sangue suficiente para atender nossos pacientes em casos de emergência e cirurgias. Por isso, convidamos a população a se unir a nós nessa causa tão nobre e salvar vidas por meio da doação de sangue. Lembro que a doação é rápida, segura e não dói”, diz.

Salvar vidas - O diretor geral do Hospital Regional do Tapajós, Matheus Coutinho, destaca a importância da campanha de doação para garantir a disponibilidade de sangue e hemocomponentes na unidade.

“A doação de sangue é um ato solidário e fundamental para a manutenção da vida de muitos pacientes que receberam transfusões. Agradecemos as parcerias para que isso fosse possível no HRT. É um importante centro de atendimento médico da região", afirma o gestor.

Palestra e blitz – Como parte da iniciativa, para levar informação à comunidade assistida e ampliar a mobilização por novos doadores de sangue, um ciclo palestras foi realizado na manhã desta terça-feira (25), no auditório do hospital, com os temas sobre como ser um doador de sangue e medula óssea, além da maneira segura de ser doador. Na oportunidade, os participantes puderam tirar todas as dúvidas sobre o tema. Uma blitz educativa também foi realizada em frente à unidade, em incentivo à doação de sangue. O objetivo foi informar, incentivar e conscientizar a população para a importância da atitude.

Serviço: Para participar da ação, é preciso ter entre 16 e 69 anos ou, caso seja menor de idade, apresentar a autorização dos pais. Todos os doadores devem estar alimentados, ter de dormir ao pelo menos oito horas no dia anterior ao da doação. O doador também precisa pesar mais de 50 quilos, apresentar bom estado de saúde, não ter apresentado sintomas de gripe/resfriado em 10 dias. Não é recomendado ainda ingerir bebida alcoólica no dia anterior ou/da doação, não ter fumado por pelo menos duas horas anteriores ao momento da doação e ter, em mãos, documento de identificação original com foto.

É valido lembra que quem realizou qualquer tipo de cirurgia ou procedimento estético, extração dentária, tatuagem, piercing, micropigmentação, deve aguardar seis meses para doar sangue. Outras condições devem ser analisadas individualmente durante a triagem.

Texto da Ascom / HRT


Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

estilo_uniformes

ESTILO UNIFORMES Fornecedor de fardas Uniformes Profissionais e Esportivos, Camisas promocionais, Abadás, Bordados e Pinturas em Camisas