http://www.blogdojuniorribeiro.com/

Usando a Tribuna da Câmara Municipal de Itaituba nesta manhã, o vereador PENINHA denunciou o alto índice de analfabetismo no município de Itaituba.
Peninha disse que o Ministério do Planejamento apresentou na semana passada um relatório o qual revela que 12,5% da população de Itaituba é analfabeta, o que representa em torno de 12 mil habitantes. O edil disse ainda que o município de Aveiro, bem menor e mais pobre que Itaituba, apresenta o mesmo  índice de analfabetismo, 12,5%. Na integra o pronunciamento do vereador PENINHA na Câmara.


Senhor Presidente
Senhores Vereadores
Senhoras Vereadoras

Estou preocupado com Itaituba. Parece que estou com pessimismo, mas cada dia que passa, mas coisas negativas aparecem em nosso município. Sei que o que estamos vivendo hoje, a culpa não é só da atual administração, mas ela como atual prefeita, tem o dever e a obrigação de encaminhar as soluções dos nossos problemas, pois quando da campanha, repito sempre, para lembrar a memoria das pessoas, falava em mudança para melhorar e usou a frase “SEI COMO FAZER E VOU FAZER”.

Então, nobres colegas  temos que cobrar da atual prefeita e não dos ex-prefeitos, pois só agora quem pode resolver nossos problemas é o atual governo. Não adianta dizer que o ex-prefeito não fez isto, que não concluiu aquilo, pois a prefeita  eleita Eliene Nunes sabia ou não sabia a situação de Itaituba. Vejam bem. A professora Eliene Nunes, antes de ser prefeita de Itaituba, foi Secretaria Municipal de Educação de Itaituba nos dois mandatos do Governo de Roselito Soares e hoje é prefeita de Itaituba. O que ela fez ou está fazendo  para combater o analfabetismo em nosso município?.

Segundo dados apresentados pelo Ministério de Planejamento, Itaituba tem um índice de analfabetismo de  12,5%. O que mais me chamou a atenção, é que o município de Aveiro tem o mesmo índice e o município de Novo Progresso com menor estrutura o índice de analfabetismo é de 8,1%. Meus colegas vereadores, já se passaram 18 meses ( 1 ano e 8 meses), estamos indo para o 9º mês, o que melhorou em Itaituba nestes últimos meses. No governo de Eliene Nunes.

Outro dado surpreendente, é com relação a pobreza. O nosso município de Itaituba, segundo o relatório do Ministério do Planejamento tem um índice de 14,2% de pobreza. Devido a pobreza da nossa população, somos um dos municípios que possui o maior numero de bolsa família da região. Isto por causa da carência, necessidade da nossa população, que não tem emprego. A bolsa família é a sustentação dessas famílias.

Vereadores, Vereadoras, cadê os empregos que estas  empresas iam gerar. Até agora, estamos vendo o desemprego e uma crise que se aproxima, com o colapso no setor mineral. Nossa população está desestimulada. Não acredita mais no futuro de Itaituba. Andando na cidade, estamos vendo dezenas de placas de Vende-se e Aluga-se, fixadas nas frentes das casas. O que meses atrás, quando alguém procurava uma casa para alugar era difícil. Está ai o setor imobiliário para testemunhar esta crise.

Fonte: Blog do Peninha 

Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

estilo_uniformes

ESTILO UNIFORMES Fornecedor de fardas Uniformes Profissionais e Esportivos, Camisas promocionais, Abadás, Bordados e Pinturas em Camisas