Numa solenidade simples a secretária de educação Jokastt Semblano Queiroz deu posse aos membros do recém-criado Conselho Municipal de Educação.
A solenidade aconteceu no auditório da Escola Municipal Carmem Valente da Silva e contou com a presença de servidores da educação, representantes de entidades, vereadores secretário de planejamento Alcides Grando e do Chefe de Gabinete da prefeitura Luiz Henrique Costa que no ato solene representou o prefeito Raulien Queiroz. Instituído em 2013 através da Lei Municipal 378 de 04 de março, o Conselho Municipal de Educação é formado por 8 conselheiros, sendo 4 da sociedade civil e 4 do poder público municipal.
Sociedade Civil
Sintepp/Jacareacanga - Francisca Tânia Furtado Aguiar
Pais de Alunos – Marcelo Augusto Gomes
Conselho Tutelar – Pedro Alves
Sindicato dos Trabalhadores Rurais – Hilton Ferreira Soares
Poder Público
Funai – Wincla Paz de Aguiar
Secretaria Municipal de Assistência Social – Eliane Cardoso Sena
Câmara Municipal – Evanilson Rosa
Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto – Elda Maria Sousa Nery.
No processo de eleição da presidência do CME duas candidatas se propuseram a concorrer: Francisca Tânia Furtado Aguiar - Sintepp/Jacareacanga e Eliane Cardoso Sena - Secretaria Municipal de Assistência Social. Os conselheiros por maioria dos votos elegeram a professora Francisca Tânia Furtado Aguiar para presidente do CME, que estará à frente do Conselho por um mandato de 2 anos. Segundo a professora Tânia Aguiar, para haver uma educação de qualidade é preciso ter a participação popular. “O CME veio para realizar um anseio dos profissionais em educação e com certeza será uma ferramenta que vai contribuir para nortear as políticas públicas do setor em Jacareacanga”, disse Tânia Aguiar.
Para a secretária de educação Jokastt Semblano Queiroz o CME representa um grande passo para descentralização de algumas ações que antes se reservava ao Conselho Estadual de Educação. “Ao CME é atribuído a fiscalização e autorizações das unidades de ensino e será de grande importância na construção do plano municipal de educação em Jacareacanga”, disse.
Fonte: Nonato Silva (ASCOM-PMJ)
Postar um comentário
Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!