Com a publicação da portaria IBAMA nº 819, no Diário Oficial da União do dia 28 de março, o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) deu início ao processo de contratação de 1.565 brigadistas florestais para atuação em 78 brigadas federais em 17 estados e no Distrito Federal.
As contratações de 2018 ocorrerão em vários estados, entre eles o Pará. Em Itaituba serão 29 contratados, 44 foram selecionados. Nesta segunda feira, 04 de junho, os selecionados começaram o curso no auditório da 19ª Seccional, serão 40 horas, entre pratica e teórica, o encerramento acontecerá na sexta feira com a escolha dos 29, que logo assinarão contratos de 06 meses com o governo.
O objetivo é a prevenção e o combate aos incêndios florestais durante o período de estiagem, que se concentra de junho a outubro. Serão formadas 40 brigadas em terras indígenas, 23 em assentamentos federais e 3 em território quilombola, além de 7 brigadas especializadas em diferentes biomas e 5 de pronto emprego.
O Programa Brigadas Federais protege diretamente cerca de 21,5 milhões de hectares de terras indígenas e mais 6 milhões de hectares de forma indireta, contemplando 66 etnias e 5 grupos de índios isolados. Também são protegidos, diretamente, 2,8 milhões de hectares de projetos de assentamento e 267 mil hectares de territórios quilombolas. O Prevfogo também auxilia na proteção de cerca de 18,8 milhões de hectares de Unidades de Conservação (UCs) federais, estaduais e municipais.
Fonte: Junior Ribeiro
Postar um comentário
Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!