De 18 a 27 de outubro, alunos e professores do Campus Itaituba da Ufopa realizam coleta de garrafas plásticas e de vidro como parte das atividades da campanha nacional Lixo Zero, promovida pelo Instituto Lixo Zero Brasil. O Campus Itaituba será sede de um ponto de coleta seletiva, e durante o período da campanha os alunos da Ufopa farão um dia de coleta seletiva pelas ruas e estabelecimentos comerciais da cidade de Itaituba.

“O material coletado será utilizado em pesquisas de engenharia, com o objetivo de utilizar as fibras de garrafas PET para adição ao concreto, podendo aumentar sua resistência à tração. Quanto às garrafas long neck, serão moídas e utilizadas como agregado miúdo no concreto, em substituição à areia. A ideia da ação é de aproveitar materiais que seriam descartados sem reciclagem, aproveitando seu potencial na engenharia civil”, esclareceu o diretor do Campus Itaituba, Prof. Luamim Tapajós.

De acordo com Luamim Tapajós, a indústria da construção civil é responsável por grande parte da emissão de CO2 na atmosfera, devido à cadeia produtiva do cimento. “Com isso, consome diversos materiais não renováveis, como seixo, brita, areia, calcário, entre outros, além de gerar toneladas de resíduos de construção e demolição. Dessa forma, profissionais, alunos e professores da área têm a responsabilidade social de pensar soluções para reduzir os impactos ambientais no planeta”, concluiu.

A ação será realizada em parceria com a Atlética Jaguar, que é dirigida pelos alunos do curso de Engenharia Civil da Ufopa em Itaituba. Comunicação/Ufopa, com informações do Campus Itaituba

Mais informações na página http://semanalixozero.com.br/.

Postagem Anterior Próxima Postagem

CASA DOS PADRÕES E ENERGIA SOLAR:

Está pagando talão de energia com valores exorbitantes? Quer pagar só a taxa mínima?Entre em contato com nossa equipe que está esperando para lhe atender.- Loja: (93) 99241-1288 – - Setor Técnico: (93) 99193-1288. - E-mail: casadospadroes.stm@gmail.com - Site: https://www.casadospadroes.com.br/energia-solar - https://www.instagram.com/casadospadroes.energiasolar/