Em depoimento à Polícia Federal, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) admitiu que partiu dele a indicação do empresário e ex-policial militar Gutemberg Alencar, ao ex-secretário de Saúde, Rodrigo Tobias. Gutemberg é apontado como operador do esquema que fraudou licitação e superfaturou a compra de 28 respiradores inadequados negociados em uma loja de vinhos. No entanto, o governador afirma que o comando não foi para que irregularidades fossem cometidas, mas que eles  conversassem sobre a compra de equipamentos.

No depoimento, Wilson Lima afirma "Ele (Alencar) não me ofereceu nada de ventiladores, de respiradores pulmonares. Apenas disse que poderia ajudar. Pedi a Tobias que o ouvisse e entendesse que tipo de ajuda ele poderia dar naquele momento."

Denúncia

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou uma denúncia na última segunda-feira, 26, acusando o governador amazonense de chefiar uma organização criminosa que se aproveitou da situação de calamidade para desviar recursos públicos. Segundo a PGR, Wilson Lima orientou pessoalmente a fraude e tentou atrapalhar a investigação com adulteração de documentos e coação de testemunhas. A denúncia apresenta conversas entre o governador e João Paulo Marques, ex-subsecretário executivo da Susam (Secretaria de Saúde do Amazonas).

A Secretaria de Comunicação do Amazonas não se manifestou sobre a declaração do governador, onde admitiu a indicação de Alencar. Ela informou apenas que "o governador sempre determinou aos gestores que garantissem o atendimento da população respeitando os processos legais da administração pública" e que seus atos "sempre zelaram pela legalidade e probidade".

Com informações do UOL


Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

CASA DOS PADRÕES E ENERGIA SOLAR:

Está pagando talão de energia com valores exorbitantes? Quer pagar só a taxa mínima?Entre em contato com nossa equipe que está esperando para lhe atender.- Loja: (93) 99241-1288 – - Setor Técnico: (93) 99193-1288. - E-mail: casadospadroes.stm@gmail.com - Site: https://www.casadospadroes.com.br/energia-solar - https://www.instagram.com/casadospadroes.energiasolar/