Agentes da Polícia Federal não encontraram os garimpeiros que teriam sido detidos por indígenas Kayapó na Terra Indígena Baú, no sudoeste do Pará. A incursão ao local foi realizada neste domingo (22), mas os invasores já haviam sido retirados do local ainda no sábado (21), segundo nota da PF. Ainda de acordo com a PF, os agentes conseguiram convencer as lideranças indígenas a retornarem para a aldeia Baú e não seguirem para o segundo ponto de garimpo, na Pista Nova. A intenção dos agentes foi evitar conflitos, já que há grupos de indígenas contra os garimpeiros e há outro grupo que apoia o garimpo na TI. Segundo fonte da PF ouvida pela TV Liberal, também foram encontradas diversas balsas de garimpo na região durante a visita dos agentes.

Conflito entre indígenas: Em nota, divulgada às 21h21 deste domingo, a PF informa que foram feitas tratavas com liderança na TI Baú, juntamente da Fundação Nacional do Índio (Funai), para mediar conflito entre os próprios Kayapós - os que são contra e a favor do garimpo. "Após longa tentativa de convencimento, a liderança da área Baú se comprometeu a deixar o local nesta segunda-feira (23) e não realizar ações de ataque contra a comunidade indígena dissidente e garimpeira", afirma a PF.

Tensão: Na sexta, o Ministério Público Federal no Pará informou que indígenas Kayapó – um dos povos que habitam a Terra Indígena Baú – haviam detido garimpeiros que tentavam reativar um garimpo ilegal dentro território.

Fonte: G1


Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

AMAZÔNIA TRATOR PEÇAS (ITAITUBA/JACAREACANGA)

Nós trabalhamos com peças para escavadeiras e tratores em geral. Prensamos mangueiras da marca manuli, onde somos autorizados, mangueiras originais. Somos a maior distribuidora de peças para Hyundai hoje do Brasil. (93)- 3518-4435/ 99126-8091.