O incêndio de grande proporção foi registrado no último dia 07 de Setembro no Distrito de Moraes Almeida, município de Itaituba, no sudoeste do estado. Militares do 15ºBPM destacados no distrito, PPD-103, guarnição composta pelo 2º Tenente Jaison; 2º Sargento Walber; 3º Sargento Sobrinho e Cabo Viana, estavam em ronda preventivas e ostensivas pelo distrito, quando se depararam com o incêndio, moradores de casas que poderiam ser atingidas pelas chamas pediram socorro aos militares, que mesmo não tendo os equipamentos necessários, improvisaram e não mediram esforços para ajudar as famílias que estavam bastante assustadas, e temiam perder suas casas.
De imediato os militares mobilizaram alguns moradores para ajudar a conter as chamas, que se aproximavam das residências, devido o calor e o mato seco o fogo se propagava rapidamente, foi quando os militares começaram amassar o mato que cobria uma cerca de madeira próximo a uma residência, para impedir que as chamas atingissem a casa, também fizeram acero. Um caminhão pipa foi acionado, porém demorou bastante a chegar, pois no distrito não tem bombeiros.
Devido o intenso fogo, e muita fumaça os militares e os moradores sentiram ardência na garganta e dificuldade para respirar, nesse momento ouviram uma criança tossir bastante, os militares foram alertados pela senhora Cláudia, que seu filho Lucas de 04 anos estava em um dos quartos da residência muito próximo ao fogo, logo a criança foi retirada do quarto e levado a unidade de saúde do distrito para receber cuidados.
( 2º Tenente Jaison; 2º Sargento Walber; 3º Sargento Sobrinho e Cabo Viana - 15ºBPM)
As autoridades competentes alerta para as queimadas nesse período de seca. O sargento Pedroso do 7ª Grupamento Bombeiro Militar de Itaituba, falou sobre essa ocorrência, disse que, os militares tiveram uma grande atitude em combater o incêndio que poderia atingir as residências e causar grandes prejuízos.
O ato dos militares foi agradecido e está sendo considerado de bravura pela comunidade, principalmente pelos moradores das residências que poderiam ser atingidas pelo fogo. No dia seguinte foi possível visualizar os estragos causados pelo fogo.
Fonte: Junior Ribeiro
Postar um comentário
Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!