Por um longo período, os gêmeos, Gabriel e Arthur, ambos com cinco anos de idade, enfrentaram dificuldades respiratórias que afetavam significativamente a qualidade do sono e comprometiam o seu desenvolvimento físico e intelectual devido ao aumento das Amigdalas e Adenoides.
Diante deste gigante desafio, a família aguardou com grande expectativa a cirurgia de Adeno Amigdalectomia, e no pós operatório imediato já observaram o quanto melhorou a respiração nasal das duas crianças e no benefício alcançado pela cirurgia.
Beatriz Damaceno, mãe dos pequenos, residente de Novo Progresso, no sudoeste do Pará, celebra com emoção a notável recuperação de seus filhos após o procedimento realizado no último final de semana no Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba.
“A qualidade do atendimento que recebi desde minha entrada no hospital até o momento da cirurgia foi excepcional. A atenção, cuidado e profissionalismo demonstrados por toda a equipe médica e de apoio foram além das minhas expectativas”, exaltou.
Completando a rodada de cirurgias, também foram realizados dois procedimentos de Septoplastia em pacientes que tinham suas qualidades de vida prejudicadas pela obstrução nasal, apneia do sono e, consequentemente baixo rendimento nas suas atividades diárias e sinusites de repetição.
A série de cirurgias otorrinolaringológicas foi realizada ao longo de dois dias, contemplando pacientes que aguardavam pelo procedimento através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Essas intervenções foram conduzidas no Hospital Regional do Tapajós por uma equipe cirúrgica altamente capacitada e dedicada, entre as cirurgias está a de septoplastia, que visa a correção do septo nasal desviado, e remoção das Adenoides e Amígdala que são as causas mais frequentes de obstrução nasal e infecções das vias respiratórias superiores, além de outros sintomas com roncos e apneia do sono.
O médico especialista otorrinolaringologista, Dr. Epifânio Pereira, que realizou as cirurgias, destaca que, a recuperação é surpreendentemente rápida deve-se a participação de uma equipe multidisciplinar capacitada e da infraestrutura hospitalar.
A septoplastia é uma intervenção cirúrgica destinada a corrigir desvio no septo nasal, uma estrutura importante no funcionamento da respiração e fundamental na saúde respiratória como um todo. Durante o procedimento, busco corrigir desvios, defeitos estruturais ou bloqueios no septo nasal, permitindo que o paciente respire de forma mais adequada. A recuperação costuma ser um curto tempo”, explicou. O diretor geral da unidade, Matheus Coutinho, ressalta a importância da série de cirurgias otorrinolaringológicas.
“Reconhecemos a necessidade de oferecer acesso a procedimentos como a septoplastia, buscando garantir que nossos pacientes tenham a oportunidade de melhorar sua saúde respiratória e, consequentemente, seu dia a dia. A equipe médica especializada em otorrinolaringologia desempenhou um papel fundamental, oferecendo cuidados especializados e garantindo que cada paciente recebesse o tratamento adequado e personalizado,” declarou.
Administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Sespa, o Hospital Regional do Tapajós conta com 153 leitos de internações, sendo 81 clínicos cirúrgicos, 19 clínicos médicos, 20 UTI adulto, 10 UTI pediátrica, 10 UTI neonatal, 8 ginecológicos e obstétricos e 5 leitos UCI Canguru.
Fonte: Agência Pará
Postar um comentário
Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!