A Polícia Civil do Pará (PCPA) encerrou na terça-feira (19), sua participação na “Operação Paz”, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), juntamente com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), integrada com os demais órgãos do sistema de segurança. Com o trabalho estratégico desempenhado pela PC na Região Metropolitana de Belém (RMB) e no interior do Pará, 59 mandados de prisão foram cumpridos, com três autuações em flagrante delito no Pará.
Segundo o delegado-geral Walter Resende, o resultado positivo foi alcançado graças ao empenho dos policiais civis que deram prosseguimento às diligências para localizar os indiciados com uso de técnicas investigativas e inteligência policial.
“Com esse trabalho conseguimos avançar na promoção da segurança pública e da paz social. De forma integrada, estamos acompanhando a dinâmica de ocorrências de diversos delitos e atuando na prevenção e repressão. Ao atuar em conjunto com o MJSP e ações efetivas da Segup, a PC avança no fortalecimento do combate de forma qualificada aos delitos violentos intencionais", contou o delegado-geral, Walter Resende.
Na Grande Belém, 20 prisões preventivas foram cumpridas. Entre elas, no bairro da Terra Firme, onde policiais civis da Divisão de Homicídio (DH) e agentes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), cumpriram três mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva referentes às investigações de um homicídio qualificado. Em um dos endereços, um dos alvos foi preso em flagrante por tráfico de drogas: com ele, 11 porções de substância semelhante a óxi e um caderno com anotações de transferências bancárias foram apreendidos.
As ações estratégicas ocorreram em municípios que apresentam maiores índices de delitos praticados de forma letal e intencional. Com isso, conseguimos atuar de forma qualificada e isso possibilitou a identificação e prisão de vários autores. Essa força tarefa foi montada para atender determinações do MJSP, com coordenação da Segup, reuniu várias frentes de trabalho para para investigar e fortalecer o combate e a prevenção aos crimes de homicídio, feminicídio, latrocínio, lesão corporal seguida de morte, e em alguns casos, os crimes patrimoniais, que estão ligados às organizações criminosos”, destacou a delegada-geral adjunta, Daniela Santos.
Já no bairro Cidade Nova, em Ananindeua, equipes da Delegacia Especializada em Investigação de Estelionato e Outras Fraudes (Deof), vinculadas à Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe), prenderam preventivamente outro investigado por associação criminosa e estelionato. Para a especializada, nos autos houve a comprovação de prejuízo das vítimas em torno de mais de R$ 190.000,00, no entanto, acredita-se que os valores são muito superiores a isso, estando numa média de R$ 1 milhão mensais, por equipe. O preso está, agora, à disposição da justiça.
Em Marituba, um homem de 47 anos, investigado por tentativa de feminicídio, foi preso preventivamente nesta quarta-feira (20), em Benevides, na Região Metropolitana de Belém. Equipes da Sala Lilás Marituba, vinculada à Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), da Polícia Civil, deram cumprimento ao mandado expedido pela Justiça.
Fonte: Polícia Civil do Pará
Postar um comentário
Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!