O Pará apresentou abstenção de 23,92% do total de 239.864 candidatos inscritos ao Enem 2011, correspondendo a cerca de 57 mil candidatos. A informação foi dada pelo Inep, que coordena o Exame no País.
Pouco mais de 26% dos 5,3 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 - o que corresponde a cerca de 1,37 milhão de candidatos - não compareceram nos dois dias de prova neste fim de semana. O índice médio de abstenção nesta edição foi ligeiramente inferior ao registrado no ano passado, quando 27,6% dos candidatos faltaram.
O Pará apresentou abstenção de 23,92% do total de 239.864 candidatos inscritos ao Enem 2011, correspondendo a cerca de 57 mil candidatos. A informação foi dada pelo Inep, que coordena o Exame no País. A abstenção média na prova de sábado foi de 25% no País. Santarém, no Baixo Amazonas, o oeste do Estado, foi uma das cidades onde houve excluídos do Enem, como em Arari (MA), Foz do Iguaçu (PR), Guaíba (RS), Itararé (SP), Porto Alegre (RS), Sananduva (RS), e Santo André (SP), conforme as condicionantes estabelecidas em edital: prestar, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata, sem prejuízo de demais penalidades previstas em lei; agir com incorreção ou descortesia para com qualquer participante ou pessoas envolvidas no processo de aplicação das provas; perturbar, de qualquer modo, a ordem no local de aplicação das provas, incorrendo em comportamento indevido durante a realização do Exame; comunicar-se, durante as provas, com outro participante, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma; portar qualquer tipo de equipamento eletrônico e de comunicação durante a realização do Exame; utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros, em qualquer etapa do Exame, sem prejuízo de demais penalidades previstas em lei; utilizar livros, notas ou impressos durante a realização do Exame.
No segundo dia de provas, os candidatos tiveram que responder a 90 questões de matemática e linguagens, além da redação cujo tema foi Viver em Rede no Século 21: os limites entre o público e o privado. De acordo com o Inep, a aplicação foi encerrada às 18h30 (horário de Brasília) sem incidentes. Hoje o Inep disponibiliza os cadernos de prova do Enem 2011 em seu site na internet. Os gabaritos oficiais serão divulgados até quarta-feira (26).
Twitter - Um candidato de Parauapebas está entre os três eliminados no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), cuja segunda etapa foi concluída ontem, por terem acessado as redes sociais enquanto faziam a prova. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), não deu detalhes sobre o local, o nome do eliminado, o material acessado ou as circunstâncias do flagrante, mas informou que foram registradas três eliminações de candidatos flagrados utilizando os telefones celulares para acessar serviços como o twitter. Uma foi em Parauapenas e as outras foram em Salvador (BA) e São José dos Pinhais (PR). No primeiro dia do exame, o Inep já havia eliminado oito pessoas pelo mesmo problema. O edital deixa claro que o uso de celular em sala de aula implica em eliminação do candidato.
O segundo dia de prova do Enem em Belém só foi tensionado pelo boato que correu pelo Twitter, ainda pela manhã, de que a prova havia sido suspensa. Muitos candidatos e familiares telefonaram à redação deste jornal para checar a informação, falsa, pois a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com 45 questões objetivas cada, começou a partir de meio-dia em Belém. Foram 5h30 para resolução. No portão principal da Universidade Federal do Pará (UFPA), somente um candidato chegou depois de encerrado o prazo de acesso aos locais de prova: de 11 ao meio-dia. 'Eu estava trabalhando', afirmou José Maria Cardoso Domiciano, 32 anos, borracheiro, que pela primeira vez tenta uma vaga, pelo Enem, para o curso de Letras da UFPA. Quando ele chegou de mototáxi ao portão de acesso do campus básico do Guamá, vindo do Jurunas, já havia soado a sirene que indica o final do prazo de ingresso aos locais de prova no básico e profissional.
Ontem à tarde, a assessoria do Inep informou não ter registrado nenhum outro problema nas escolas onde a prova foi aplicada no Pará. Candidatos que deixaram as salas depois das 15h disseram que o exame ocorreu sem imprevistos. Para alguns candidatos de Belém, o maior problema foi mesmo a extensão da prova. Depois de participar de várias edições do Enem, Karen Bittencourt, 28 anos, notou a evolução das questões para um modelo que considerou exaustivo. 'Fiz todos os anos e este ano tava bem mais cansativo. Tinha muito texto. Na primeira vez que fiz, as questões eram mais diretas. Agora, até Matemática tem um texto longo', reclamou.
Fonte: O Liberal
Postar um comentário
Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!