http://www.blogdojuniorribeiro.com/

Junior Ribeiro
O Frigorifico Vale do Tapajós o (FRIVATA) que esta fechado por ordem da justiça de Itaituba vai reabrir as portas, a decisão saiu no ultimo minuto da audiência pública que aconteceu na Segunda Feira 07 na Câmara de Vereadores.


O impasse entre dois Frigoríficos que abastecem o Município de Itaituba no Oeste do Estado já durava mais de 40 dias, a briga chegou à esfera judicial, que teve que intervi energicamente com decisões fechando um dos Frigoríficos. De toda essa confusão, abre e fecha Frigorifico, ninguém, mas ninguém pensou no povo, que tem mal o dinheiro para comprar um quilo de carne que custava cerca de 10- R$ imagine com um Frigorifico funcionando a carne teve um aumento de 100% chegando à custa 18-R$.

O FRIVATA foi fechado devido um impasse sobre a competência do Governo do Estado através da SEMMA e Município SEMMAP para a liberação da Licencia Operacional, a tão desejada (LO). O FRIVATA já tinha conseguido a documentação, mas por falta de um técnico para fiscalizar o Frigorifico o FRIVATA pediu dispensa de ser fiscalizado pelo município e para ser fiscalizado pela ADEPARA, que ainda não tinha expedido a LO ao FRIVATA, por isso, o Juiz entendeu que Frigorifico estava irregular e o fechou sem dar prazo para adequação. Primeiro a responsabilidade era de o município emitir a LO, depois passou para o Estado através SEMMA e por ultimo o município recebeu um documento do Governo do Estado dizendo que a competência era do município conceder a documentação, agora para o FRIVATA funcionar o município tem que revogar o pedido de despensa da LO.

Em uma de suas visitas a Itaituba o Deputado Hilton Aguiar foi procurado por representantes da comunidade, que já não aguentavam mais comer frango, peixe e outros, carne só mesa dos ricos que importavam. Hilton Aguiar usou a tribuna da ALEPA e expôs o problema aos deputados que criaram uma Comissão Parlamentar Administrativa para resolver a situação no município.

A audiência aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores, a discussão foi intensa sobre o problema, foi mais de 3 horas de discussão no plenário com a presencia dos deputados: Hilton Aguiar; Megale; Salame e Edmilson Rodrigues, ministério público e outras autoridades, mas nada foi decidido no plenário, foi preciso outra reunião na sala da presidência da Câmara, lá o clima esquentou! Foi proposto aos representantes do FRIVATA que desistissem dos processos impetrados contra o FRIARA, mas o advogado do FRIVATA não queria desistir do, enquanto o município não desse uma garantia que concederia a Licencia Operacional para que mesmo voltasse a funcionar.

A reunião as portas fechadas, apenas as autoridades e os proprietários dos Frigoríficos teve momentos quentes, mas mesmo sem concordar 100% com a proposta o empresário José Lemos (FRIVATA) pensou em seus 60 funcionários que estão parados e aceitou o Termo de Ajuste de Conduta proposto pelos Deputados e Ministério Público, a qualquer momento o FRIVATA vai funcionar.

Agora que esperamos que os dois Frigoríficos funcionem no município de Itaituba e atenda a demanda da comunidade, mas esperamos das autoridades competentes que possam fazer uma fiscalização mais enérgica em cima da carne clandestina que chega a cidade todos os dias, tanto ADEPARA, SEMMAP, SEMAGRA e ministério público e judiciário que interviram nas ultimas decisões.

Texto: Repórter Curujito

Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

https://www.instagram.com/itafriositaituba/

Ita frios Distribuindo qualidade. Entre em contato e faça já o seu pedido. Cel.: (93) 99196-3617 📞 De segunda à sábado Tv. Treze de Maio, 570, Centro, Itaituba, Brazil 68180635