Considerado pelo IBGE um dos municípios com o mais baixo índice de desenvolvimento humano do Brasil, Jacareacanga dá sinais de recuperação graças aos investimentos em políticas publicas executados pelo prefeito Raulien Queiroz.
A seriedade na gestão pública em pouco mais de 3 anos de governo é reflexo nos números publicados este ano pelo Índice Firjan de Gestão Fiscal no site da Federação Industrial do Rio de Janeiro-Firjan (www.firjan.org.br/ifgf). A Firjan é uma organização vinculada ao SESI e SENAI, entidades de referência entre as indústrias brasileiras e de grande prestígio nacional.
Composto por cinco indicadores: Receita Própria, Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida, o índice tem como base de dados as estatísticas oficiais disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional, constituídas por informações orçamentárias e patrimoniais prestadas pelos próprios municípios. A leitura do IFGF é simples: a pontuação varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal do município no ano em observação.
De acordo com os indicadores da Firjan em 2006 Jacareacanga ocupava a 3903ª posição no ranking nacional e o 80º lugar no Pará em gestão fiscal. Nos anos de 2007 e 2008 de acordo com as informações da entidade não há registro de envio de dados da prestação de contas do município para a Secretaria do Tesouro Nacional. Já em 2010 os números da Firjan dão ênfase a seriedade administrativa de Jacareacanga inclusive superando a média nacional que é de 0,5393 pontos.
Para o prefeito Raulien Queiroz a transparência nos investimentos dos recursos públicos e a seriedade com a prestação de contas junto aos tribunais de contas do Estado e da União, reflete nos números atuais da Firjan. “Os gráficos mostram que alcançamos 0,5696 pontos acima da média nacional. No Estado estamos na 17ª posição e no Brasil somos 2329º colocados em gestão fiscal, diferente de 2006 quando o município ocupava a 80ª posição no Estado e 3903º lugar no ranking nacional”, contabiliza o prefeito.
Mesmo com uma receita própria insignificante, o que chama atenção nos gráficos apresentados pela entidade é que a gestão publica alcançou 0,9058 pontos em investimentos públicos. Na região Jacareacanga supera em gestão fiscal os municípios de Trairão, Aveiro, Itaituba, Novo Progresso e Santarém.
Baseado nos dados do site www.firjan.org.br/ifgf Texto Nonato Silva/ASCOMPMJ
Postar um comentário
Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!