
“Os índios dizem que fazem questão de ir para a entrada da cidade recepcionar a tropa e garantem que isso se dará de forma pacífica. Eles sabem que os policiais estão indo para lá para protegê-los e não para agredi-los”, explicou Luiz Fernandes.
Ainda de acordo o titular da Segup, as reivindicações feitas pelos indígenas são coerentes e passíveis de serem atendidas. Entre elas está a construção de uma Unidade Integrada de Policiamento, obra que deve iniciar em um prazo máximo de 10 a 15 dias, e ainda o aumento do efetivo policial no município. “Vamos apresentar a eles uma proposta concreta para construção de uma base de policiamento com a inclusão dos serviços do Pro Paz. Quanto ao aumento do efetivo, serão deslocados para o município novos policiais aprovados no concurso da PM, cujo edital já foi lançado”, enfatizou. Luiz Fernandes garantiu também que, mesmo após as negociações, um destacamento policial deverá permanecer no município por tempo indeterminado. A quantidade de policiais enviadas para Jacareacanga e o efetivo que continuará na cidade ainda não foram divulgados pelo sistema de segurança pública do Estado.
Além de garantir a segurança da população do município, a apuração do assassinato do índio Leo Munduruku também será intensificada. O Grupo de Pronto Emprego (GPE) da Polícia Civil do Pará, formado por oito policias, já está se deslocando para Jacareacanga com o objetivo de iniciar uma investigação que garanta a resolução do crime o mais rápido possível. “Eles ficarão na cidade por tempo indeterminado e farão um trabalho paralelo de investigação até o caso ser solucionado”, disse Luiz Fernandes.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Daniel Borges Mendes, que também faz parte da comitiva da Segup, afirmou que está otimista com as negociações e espera um resultado positivo. “O nosso objetivo é restabelecer a tranquilidade no município. Procuramos manter o máximo de segurança e controle em cima dessa negociação, que foi bastante tensa, mas tudo indica que chegaremos à melhor solução”, concluiu. A comissão liderada por Luiz Fernandes fez uma parada em Itaituba às 13h30, de onde já seguiu em direção a Jacarecanga.
Fonte: Agencia Pará
Postar um comentário
Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!