http://www.blogdojuniorribeiro.com/

Na manhã desta quinta-feira 28|03|19 indígenas da etnia Munduruku do município de Itaituba, sudoeste do estado, realizaram uma manifestação contra a proposta do governo federal de municipalizar a saúde indígena.

A proposta do Governo Federal que está sendo especulada visa a municipalização dos serviços de saúde a indígenas, acabando com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI). Os índios estão pintados, alguns carregando cartazes e outros armados de arco e fecha. A manifestação iniciou na Barraca de Eventos Culturais da Cidade, onde eles se reuniram e falaram porque são contra a municipalização da saúde indígena. Eles alegam que se isso vier acontecer será um retrocesso para eles, alegam que já tiveram uma experiencia e não foi bom. 
De acordo com lideranças indígenas que estão no local, o protesto faz parte de uma mobilização nacional contra a municipalização da saúde da população indígena. Atualmente, a pasta é de responsabilidade Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), ligada ao Ministério da Saúde.
Em Itaituba tem cerca de 11 aldeia com aproximadamente 2 mil índios. Os índios seguiram pela Avenida Getúlio Vargas, fizeram uma parada em frente a câmara municipal e se concentraram em frente ao Porto da Balsa, onde eles interditaram o local por tempo indeterminado.
Em outras manifestações já realizadas pelos indígenas, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), informou que acompanha as manifestações realizadas e que está aberto ao diálogo. O órgão também esclarece que os serviços de Atenção à Saúde Indígena, promovidos pelo Sesai, estão entre as atribuições da pasta, e que eventuais mudanças ainda estão sendo analisadas e discutidas, não havendo, assim, a descontinuidade das ações.

Fonte: Junior Ribeiro TV Record Digital - Itaituba- PA

Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

estilo_uniformes

ESTILO UNIFORMES Fornecedor de fardas Uniformes Profissionais e Esportivos, Camisas promocionais, Abadás, Bordados e Pinturas em Camisas