Grupos indígenas lideranças munduruku e garimpeiros que trabalham diretamente e indiretamente em garimpos da região de Jacareacanga se reuniram desde as 9hs da manhã desta segunda feira, 14/10/19, em uma das principais ruas da cidade Rua Santos Dumont.
A manifestação teve como objetivo reivindicar as continuações do garimpo na região, uma vez que a garimpagem e principal fonte de renda e economia da localidade. O manifesto está dividido entre tribos a favor e outras contras. Segundo denúncias de moradores e os próprios índios da localidade, "ONGs” estão bancando é incitando a extinção da garimpagem para se beneficiarem. 
 E o clima está ficando cada vez mais tenso e violento, pois as famílias indígenas e população se recusam a sair do local, e tirar as barreiras que impedem os carros de passarem até que alguma autoridade ou governo venha a ouvir suas reivindicações.
Nas filmagens feitas pelo morador é possível ver que os próprios Índios em seu dialeto munduruku entre outros, intercedem pela continuação da garimpagem o que põem em dúvida é abre o questionamentos sobre os grandes impactos causados na economia local e é as famílias que vivem e sobrevivem do garimpo. 

Reportagem sendo atualizada 

Fonte: Junior Ribeiro 

Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

31ª EXPOAGRO DE ITAITUBA

Junior Ribeiro / Itaituba Pará
PARTICIPE DA 31ª EXPOAGRO DE ITAITUBA: As cartelas do 1º lote estão sendo vendidas por R$130, que dará direito a entrada nas 05 noites, prestigiar na pista todos os Shows, inclusive do Gustavo Lima, e concorrer 03 carros FIAT-MOBI e 02 prêmios de 15 mil reais.