A Agencia de Defesa Agropecuária do Pará – (ADEPARÁ), de Itaituba foi comunicada recentemente de dois focos de raiva em bovinos no município de Aveiro. Após as informações e a confirmação do foco em duas propriedades do município, técnicos da agencia estão realizando um trabalho para conter a transmissão da doença para outras propriedades. 
Segundo o gerente regional da ADEPARÁ; Adones Facione todas as medidas necessárias já estão sendo tomadas pela agencia, que também já comunicou a secretaria municipal de saúde de Aveiro para que também tomar algumas medidas.

A raiva é uma encefalite aguda viral transmitida através da mordedura de animais doentes e portadores da doença, que se caracteriza por um quadro neurológico fatal, é também conhecida como hidrofobia. Outra forma de transmissão é quando o animal tem alguma ferida aberta no corpo e essa ferida entra em contato com o sangue ou a saliva de um animal infectado. 

A raiva não tem cura, e por isso é preciso investir em medidas preventivas como controlar a população de morcegos transmissores, mas é um método complementar, a outra forma de prevenção é a vacinação anual de todo o rebanho, independentemente da idade, essa é considerada a forma mais eficaz. 

A medica veterinária da ADEPARÁ de Itaituba Dra. Indira Vasconcelos falou sobre a gravidade da doença. "Sintomas: Ocorre uma nítida mudança de hábito, e evoluem para perda da consciência, mugido rouco, aumento do volume e presença de espuma na saliva, fezes secas e escuras, andar cambaleante, paralisia dos membros posteriores, entre outros".

Vale ressaltar que os produtores ao suspeitar de raiva em seu rebanho, deverá imediatamente comunicar a ADEPARÁ, para que todas as medidas necessárias com segurança seja tomadas, não é recomendado que o produtor faça captura de morcegos, e também deve evitar contato com o animal infectado.

Fonte: Junior Ribeiro 


Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

CASA DOS PADRÕES E ENERGIA SOLAR:

Está pagando talão de energia com valores exorbitantes? Quer pagar só a taxa mínima?Entre em contato com nossa equipe que está esperando para lhe atender.- Loja: (93) 99241-1288 – - Setor Técnico: (93) 99193-1288. - E-mail: casadospadroes.stm@gmail.com - Site: https://www.casadospadroes.com.br/energia-solar - https://www.instagram.com/casadospadroes.energiasolar/