http://www.blogdojuniorribeiro.com/

 

Na manhã desta quarta-feira (15), o governador do Estado, Helder Barbalho, juntamente com o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, inauguraram mais uma Agência Transfusional (AT) no sudoeste do Pará. Desta vez, no Hospital Regional do Tapajós, no município de Itaituba. “A presença da Agência Transfusional é importante porque, a partir de agora, o município de Itaituba e a região do Tapajós passam a ser autossuficiente na oferta do banco de sangue. Até então, quando se necessitava de uma transfusão, tinha que se buscar em Santarém. Então, agora, teremos bolsas de sangue necessárias para quem possa precisar, imediatamente, ser assistido. É muito importante que a gente esteja cuidando das pessoas", destacou o governador que ressaltou também investimentos de mais de 70 milhões em infra-estrutura no município, entre elas, a unidade hospitalar.

O Hospital Regional do Tapajós tem 138 leitos e é referência no atendimento emergencial de traumatologia e ortopedia. Com a estrutura de uma agência transfusional dentro do Hospital, a Fundação Hemopa garante a ampliação do atendimento hemoterápico a 16 municípios que compõem as regiões do Tapajós, Xingu e Baixo Amazonas. “A população só tem a ganhar com a estrutura de uma agência transfusional no município. O Hospital Regional pode atender uma média de 150 transfusões por mês. Desta forma, a Fundação Hemopa consegue melhorar o atendimento à saúde, levando mais agilidade e segurança para os procedimentos cirúrgicos e de outras emergências. Pois quem precisa de sangue não pode esperar”, destacou Paulo Bezerra, presidente do Hemopa. 

Na cerimônia de inauguração estavam presentes além do governador do Pará e do presidente da Fundação Hemopa, a primeira dama e secretária de assistência social, Daniela Barbalho; o prefeito de Itaituba, Walmir Climaco; a diretora geral do Hospital Regional, Karla Cajaíba; e demais autoridades do município. 

Eficiência no atendimento ao paciente: Samuel Tosta da Silva é motorista e está internado no Hospital Regional do tapajós, em Itaituba, junto com a esposa porque sofreram um acidente grave de moto. Eles perderam muito sangue. Samuel precisou repor com a transfusão de mais de 7 bolsas de hemácias. “Fiquei preocupado de não voltar para casa. Se não tivessem essas bolsas de sangue doadas, eu e minha esposa não estaríamos mais aqui”, pontuou. 

A presença de uma Agência Transfusional dentro do Hospital foi decisiva para o atendimento rápido ao casal. "Aqui na cidade temos um índice grande de acidentes no trânsito, com materiais perfuro cortantes, armas de fogo e a AT ajuda muito no atendimento rápido. Já tivemos muitas ocorrências no passado com a falta de hemocomponentes. E agora, esperamos não passar mais por isso”, destacou Lúdia Oliveira - farmacêutica que atua na Agência Transfusional. 

A Fundação Hemopa é responsável pela coordenação da Política Estadual do Sangue, sendo constituída por um Hemocentro Coordenador (em Belém), três Hemocentros Regionais (em Castanhal, Santarém e Marabá), cinco Núcleos de Hemoterapia (em Capanema, Altamira, Tucuruí, Abaetetuba e Redenção) e Agências Transfusionais, que com essa de Itaituba chega a marca de 46. Estas unidades compõem a hemorrede estadual, garantindo o atendimento à população paraense.

A Fundação Hempa reitera que as doações de sangue são essenciais neste processo, pois é a partir do gesto de um voluntário, que doa uma bolsa, que é possível garantir a transfusão de pacientes internados na rede hospitalar. Uma bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas. Dona Angelúcia Tosta, mãe do Samuel, que mora do Rio Grande do Sul, chegou em Itaituba para cuidar do casal durante a recuperação. “Ainda tem gente boa que doa e deu essa oportunidade de viver para meu filho e a esposa dele. Todos da família vão se tornar doadores agora, porque alguém salvou a vida do meu filho. Desejo que Deus abençoe muito esses doadores”.

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA) - 
Agência Pará 


Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

estilo_uniformes

ESTILO UNIFORMES Fornecedor de fardas Uniformes Profissionais e Esportivos, Camisas promocionais, Abadás, Bordados e Pinturas em Camisas