http://www.blogdojuniorribeiro.com/

 

Durante dois dias, a equipe de médicos urologistas e residentes do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, oeste do Pará, realizou quatro cirurgias com uma técnica minimamente invasiva, denominada videolaparoscopia. Os procedimentos tiveram a orientação e o apoio do médico urologista Mirandolino Batista Mariano, do Rio Grande do Sul. Ele é doutor em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e um dos precursores da técnica no Brasil.

“É uma grata satisfação para nós recebê-lo, uma honra. Ele iniciou o serviço de videolaparoscopia há muitos anos e é o responsável pela técnica de prostatectomia laparoscópica. Nós sempre realizamos as cirurgias abertas e a partir de agora vamos realizar também os procedimentos menos invasivos. É um aprendizado muito grande que vai fazer com que a nossa equipe desenvolva esses procedimentos com maior facilidade”, comemorou o vice-diretor clínico do HRBA, Alberto Mariano Gusmão Tolentino.

A cirurgia por videolaparoscopia é um procedimento que possibilita a abordagem dos órgãos internos por meio de pequenas incisões. É realizada com o auxílio de uma câmera conectada a uma ótica que é introduzida através da parede abdominal, e é manipulada com auxílio de pinças.

Na urologia, ela pode ser utilizada em vários tipos de procedimentos, trazendo uma série de benefícios aos pacientes, como menor tempo de hospitalização, retorno mais rápidos às atividades profissionais, menos dor e chance de infecção, entre outros.

“Há uma tendência mundial da migração das cirurgias abertas para os procedimentos minimamente invasivos. E essa migração coloca Santarém dentro do mercado nacional, porque pode oferecer essa tecnologia minimamente invasiva. Conseguimos fazer as cirurgias, foram um pouco demoradas porque aos poucos vamos criando as rotinas para os procedimentos. O nosso intuito é que os professores dominem a técnica e passem aos residentes, para que daqui a um tempo eles também consigam realizar as cirurgias. A meta é ofertar à população uma tecnologia de ponta para que o paciente não precise ir até Belém, Manaus, Palmas, ou mesmo São Paulo. Vai ter um serviço tão bom aqui que vamos inverter esse fluxo. As pessoas virão fazer essas cirurgias aqui”, explicou o médico Mirandolino Mariano.


Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

estilo_uniformes

ESTILO UNIFORMES Fornecedor de fardas Uniformes Profissionais e Esportivos, Camisas promocionais, Abadás, Bordados e Pinturas em Camisas