Um incêndio registrado na madrugada desta terça-feira (12) no Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) em Santarem, oeste do Pará, gerou momentos de pânico entre pacientes, acompanhantes e funcionários da unidade de saúde. Segundo informações preliminares, o fogo iniciou no setor de obstetrícia. Ninguém ficou ferido.
De acordo com testemunhas, eles ouviram o som de uma pequena explosão antes do incêndio começar, por volta de 1h10. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência, chegando no local por volta das 1h15. As chamas foram controladas e por volta das 6h da manhã a situação já estava totalmente sob controle. As avenidas Presidente Vargas e Marechal Rondon estão interditadas. Motoristas estão sendo orientados a procurar outras alternativas de percurso.
Cerca de 230 pacientes desde casos mais leves a mais graves que estavam internados nos diversos setores do HMS foram transferidos para outros hospitais. Os casos menos complexos foram acomodados no Ginásio Poliesportivo de Santarém. Recém nascidos, grávidas e pacientes em situações mais graves foram encaminhados ao Hospital Regional do Baixo Amazonas e para a Unidade de Pronto Atendimento 24h. O Hospital João XXIII e Unimed também estão recebendo pacientes.
De acordo com a diretora do HMS, Greyce Gomes, os atendimentos no HMS estão suspensos. Apenas a UPA continua com os atendimentos para novos pacientes. Devido à gravidade da situação, o secretário adjunto de Saúde do Estado, Sipriano Ferraz Santos, e o governador Helder Barbalho (MDB) vêm a Santarém nesta terça-feira.
Nota da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): "A Prefeitura de Santarém informa que na madrugada desta terça-feira, 12, por volta de 1h, ocorreu um princípio de incêndio na ala de obstetrícia, do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo, que imediatamente foi realizada a retirada dos pacientes, e acionado o Corpo de Bombeiros, que já conteve o sinistro de forma rápida e imediata e realiza neste momento o processo de resfriamento do prédio. Alguns pacientes inalaram fumaça e receberam atendimento no local. Todos estão fora de risco. Primeiramente, foi garantida de forma imediata a segurança dos pacientes que estavam internados no setor. Toda Unidade Hospitalar foi evacuada. Os pacientes foram levados para os Hospitais Sagrada Família, Unimed e João 23, além da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas e Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldermar Pena.
Fonte: https://g1.globo.com/pa/santarem
Postar um comentário
Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!