
A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) vem priorizando as campanhas preventivas através de ações na cidade e no interior.
Depois da Campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama, a secretaria realiza a Campanha Novembro Azul, campanha esta que conscientiza homens para prevenção do câncer de próstata. O Novembro Azul é celebrado durante o mês mundial de combate ao câncer de próstata e o objetivo do movimento é combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos. Em Itaituba, a Campanha Novembro Azul foi realizada na Praça do Cidadão com adesão da população masculina acima de cinquenta anos de idade.
Além dessas campanhas, a Secretaria também volta suas ações para prevenção à dengue e a febre chikungunya que é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus. Esta nova campanha educativa e de prevenção já começou na sexta-feira (20) em Itaituba com a primeira ação realizada na Barraca de Eventos Culturais, na orla da cidade. Trata-se de uma campanha contra o mosquito que transmite a dengue e a febre chikungunya. A Prefeitura, por meio da SEMSA, vai intensificar o alerta sobre o risco de infecções causado pelo Aedes Aegypti.

O objetivo é orientar as pessoas sobre os cuidados com a higiene dentro e fora de casa, onde o mosquito pode se reproduzir em diferentes tipos de depósitos capazes de armazenar ou acumular água parada. Os exemplos são vários: pneus velhos, garrafas, plásticos, prato de vasos de plantas ou até mesmo tampinhas de refrigerantes. Conforme a secretária municipal de saúde Cleocy Portela, “a população deve ser a grande vigilante nessa campanha que pretende eliminar os focos do mosquito transmissor das doenças”, informando “a dengue e a chikungunya têm os mesmos sintomas: febre alta repentina, erupções na pele, conjuntivite, dores nas articulações, atrás dos olhos, na cabeça e no abdômen. O mal estar também provoca vômitos, sangramentos de mucosas e manchas vermelhas na pele”.

A Prefeitura de Itaituba espera a colaboração dos moradores do município para receber os agentes comunitários de saúde nas residências. A campanha, além de orientar sobre a prevenção, vai também indicar as formas de tratamento das doenças causadas pelo mosquito.
Fonte: Ascom-PMI
Postar um comentário
Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!