Vereadores santarenos, na sessão desta segunda-feira, 05/12/2011, foram enfáticos em criticar o vice-governador do Estado do Pará, Helenilson Pontes, que sendo natural de Santarém, está calado com relação à campanha do Sim Tapajós/Carajás 77.

Em meio aos pronunciamentos, o vereador Nélio Aguiar (PMN) assegurou que “Helenilson está negando ao seu povo e sua história”.  Com relação à Zenaldo Coutinho, que faz campanha contra a criação dos dois novos estados, Nélio Aguiar garante que por muitos anos no Congresso Nacional ele colocou os pés em cima do projeto de criação do Estado do Tapajós. Nélio Aguiar cita que vai completar um ano do governo Jatene e ele não consegue fazer uma ponte no planalto santareno.

O vereador Emir Aguiar (PR), entende que o fato de Helenilson Pontes não estar apoiando a campanha do Sim, perde a grande oportunidade de se firmar politicamente. “A gente fica triste quando vê o vice-governador santareno, filho de nordestino, conhecedor da nossa região, dos nossos municípios e ele não veste a camisa, não se posiciona, é jogar fora uma oportunidade de se firmar politicamente na região e a população com certeza está observando esse posicionamento dele”.

O presidente da Câmara, José Maria Tapajós (PMDB), destaca que os representantes da frente do Sim estão lutando por um único objetivo e propósito, “buscar melhores dias para o povo deste Estado, fazendo a população entender, que é bom para todos e sendo assim, não se pode dizer não neste processo. Tapajós deixa claro que os políticos que estão à frente do não, são candidatos à prefeitura de Belém, em 2012. “Estão misturando o processo eleitoral de 2012, com o do plebiscito de 11 de dezembro de 2011, neste momento é importante buscarmos apoio de todos os segmentos da sociedade do estado do Pará”, defendeu Tapajós.

O vereador Henderson Pinto (DEM) disse que o vice governador Helenilson Pontes deveria tomar uma posição logo no início da campanha do plebiscito em favor do Sim.

“Acredito que nós vamos vencer, e nessa última semana, o povo vai acordar para essa verdadeira realidade da importância da divisão do Estado do Pará e o nosso vice-governador, infelizmente se acovardou, não tomou posição, não existe essa história de minhas convicções, tai o governador que assumiu a campanha do não e ao nosso vice deram um cala boca, um homem público tem que ter postura, lutar pelo que ele defende independente de questões políticas partidárias”, desabafa Henderson.

A vereadora Marcela Tolentino (PDT) disse estar triste por ter o governador Simão Jatene ganho o direito de resposta dentro da propagando do Sim e vai usar 10 minutos do Carajás e 20 minutos do Tapajós, o que ela considera um prejuízo ao Sim 77.

Sobre o vice governador Helenilson Pontes, o vereador Gerlande Castro (PSD) disse ser uma tristeza ele não estar contribuindo com a construção do estado do Tapajós. “Como grande tributarista, ele seria a pessoa que estaria dando inúmeros embasamentos. A população vai saber avaliar o comportamento de cada um”, avaliou Gerlande.

O vereador Carlos Jaime (PT) questiona alguns deputados estaduais da região, que segundo ele, ainda não se envolveram na campanha do Sim, cita a deputada Josefina de Monte alegre e o deputado Megale, de Alenquer. “Tem se percebido que alguns ficam lá, se der certo legal, se não der vão continuar e não é essa posição, temos que ter posicionamentos coerentes. Lamentamos também a ausência do vive-governador Helenilson Pontes, na campanha, que não aproveitou a oportunidade para de fato ser uma grande liderança política na região”, enfatizou Carlos Jaime.

A vereadora Ivete Bastos (PT) disse estar indignada com a atuação do governo do estado do Pará, apoiando a campanha do não. “Hoje estão querendo defender florestas, enquanto grupos aliados ao não já mandaram matar tantas lideranças que defendiam a floresta e a luta pelo povo oprimido. Temos hoje que dedicar 24 horas do nosso tempo, nessa semana que antecipa o plebiscito, para que possamos sair vitoriosos nessa campanha por justiça, pela liberdade e autonomia e melhoria da qualidade de vida da população”, argumenta Ivete.

Fonte: ASCOM/CMS

Post a Comment

Se identifique e deixe seu comentário com responsabilidade!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

estilo_uniformes

ESTILO UNIFORMES Fornecedor de fardas Uniformes Profissionais e Esportivos, Camisas promocionais, Abadás, Bordados e Pinturas em Camisas